Saúde realiza mutirão de combate a Dengue neste sábado (10) - 05/08/2019

Com o objetivo de combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue; Chikungunya e Zika, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) vai promover no próximo sábado (10) um mutirão nos bairros de Liberdade, Jardim Planalto e Boa Esperança.

Durante o mutirão, a equipe vai visitar as residências com o objetivo de investigar presença de focos de mosquito, orientar a população e distribuir panfletos informativos. A meta é reduzir o número de casos das doenças que costumam aumentar no período de chuvas.

Segundo informações da Secretaria de Saúde entre janeiro e julho de 2019, dos 934 casos de notificados de Dengue, 473 foram confirmados. Em relação a Chikungunya, foram 362 notificações e 94 confirmações. Já a Zika contou com 120 casos notificados e apenas cinco confirmações.

A Secretária de Saúde, Elizabete Carrasco, lembrou a importância do envolvimento da população no combate ao mosquito. “A população tem papel fundamental no combate ao mosquito e pode contribuir removendo de suas residências objetos e entulhos que possam acumular água parada. Além disso, é importante receber os agentes de saúde”, esclareceu.

De acordo com o coordenador de Vigilância a Saúde, Moizés Campos, além deste mutirão a Secretaria também realiza visitas diárias nas residências; trabalho educativo nas escolas, centros infantis e Unidades de Saúde e mutirões em diferentes bairros nas sextas-feiras.

Veja a seguir um pouco mais sobre a dengue, chikungunya e Zika:

DENGUE

Provoca dores musculares

Tem quatro subtipos

Pessoa pode ser contaminada mais de uma vez, se for exposta a outro subtipo do vírus

Tem manifestação hemorrágica

É mortal em até 2% dos casos

Os sintomas desaparecem em poucas semanas

CHIKUNGUNYA

Provoca dor forte nas articulações

Não há subtipos conhecidos

Estudos indicam que uma vez contaminada, a pessoa fica imunizada contra o vírus

Não tem manifestação hemorrágica

Mortalidade é baixa, menos de 1% dos casos

A maioria dos infectados sente dores nas articulações por até um ano

ZIKA

“Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias.

Febre baixa, muitas vezes não sentida.

Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção.

Mialgia e dor de cabeça.

Dor nas juntas.

Postado Por: Juliana Grace Nóbrega