Projeto Rio de Leitura realiza formação dos Mediadores de Leitura - 31/07/2019
O projeto Rio de Leitura realizou hoje (31), no Cine Teatro Municipal de Parnamirim, a formação dos Mediadores de Leitura. A ocasião teve como propósito destacar a importância da leitura e seu incentivo como objeto de cultura, além da atuação dos pais, professores e artistas no projeto.
O evento contou com a participação do poeta cordelista José de Acaci, da mediadora de leitura e ativista cultural Gilvânia Machado, que apresentou algumas obras acerca do tema “Haicais: Olhares Di_Versos” e do doutorando em Literatura Comparada, Felinto Antônio de Sousa junto ao bacharelando em Ciências Políticas, Fídias Augusto Cavalcanti, que realizaram uma aula-palestra acerca do poeta brasileiro Manoel de Barros.
Para o palestrante Felinto Antônio de Sousa, a proposta de refletir sobre o poeta Manoel de Barros, traz o literário para o mundo teatral. “Este ano, os pais dos alunos que fazem a arte do teatro em Parnamirim, tem tido vivências de leitura sobre Manoel de Barros, e hoje foi um momento ímpar porque eles puderam trocar experiências e dialogar sobre esse pensador, que eu considero um pensador filosófico, um pensador para a vida e que inspira vivermos poeticamente”, disse.
A mediadora e ativista cultural Gilvânia Machado, ressalta a importância do evento. “Participar dessa formação como palestrante falando sobre os Haicais, junto com os outros palestrantes, sobre Manoel de Barros, é de uma tamanha grandeza para o Rio de Leitura, porque se trata da formação da educação na nossa sensibilidade, que precisa ser humanizada cada vez mais, além de tratarmos sobre essa geração, como trabalhar com crianças e adolescentes, e temos o papel, como educadores de incentivá-los”, falou.
A próxima formação do Projeto Rio de Leitura acontece no dia 21 de agosto, com o tema "Dinâmicas em Literatura Infantil" em parceria com a Paulinas Editora.
Texto: Cinthia Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM - Cinthia Oliveira