Centro de Operações Integradas começa a mostrar resultados na segurança - 31/07/2019
O Centro de Operações Integradas (COI), que foi inaugurado no último dia 19, começa a trazer resultados para o povo parnamirinense. Com ajuda das imagens capturadas pela central de monitoramento, um trio suspeito de praticar arrastões na cidade, foi preso e duas armas apreendidas, na noite desta terça-feira (30), no bairro Liberdade
De acordo com a Polícia Militar, as informações da ocorrência de um assalto na Rua das Anturias chegaram através do CIOSP, onde o COI está integrado. Os policiais foram até o local e dois suspeitos tentaram fugir do comércio, mas não tiveram sucesso na fuga. Eles jogaram uma arma no chão e se renderam.
O terceiro suspeito, havia subido ao primeiro andar com uma vítima de refém. Ao perceber a chegada da polícia, tentou escapar pulando muros, porém, após as buscas da PM, foi capturado e com ele outra arma apreendida.
O dinheiro e os produtos que seriam levados do estabelecimento foram recuperados. De acordo com o secretário municipal de segurança, Marcondes Pinheiro, a integração e o sistema da central de monitoramento é ágil, contribuindo no combate à criminalidade e os resultados serão notórios.
O prefeito Rosano Taveira destacou a importância do COI. “Parnamirim está em franco desenvolvimento e as forças de segurança precisam acompanhar esse movimento. Estamos equipando nossas equipes, investindo em mais tecnologia, levando para a população um dos seus principais pleitos, segurança pública”, disse.
COI
O Centro de Operações Integradas conta com alta tecnologia e está orçado no valor de R$ 1,5 milhão. A unidade funciona de maneira integrada ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP), através do 190.
Ao serem acionados, através do CIOSP ou pelos alertas gerados pelas câmeras, os operadores de segurança que atuarão na Central de Parnamirim poderão identificar, em tempo real, através das câmeras de monitoramento, a situação crime, podendo a partir daí deslocar a viatura policial mais próxima plotada e visualizada também em tempo real, à localização.
Em termos técnicos, a central conta com oito telas de 55 polegadas cada, formando um grande painel (video wall) com mais de cinco metros de comprimento. Nele são reproduzidas as imagens captadas por câmeras distribuídas em 23 pontos de monitoramento, com um raio de até 500 metros de cobertura em cada uma delas.
Escola municipal tem material roubado recuperado
A Polícia Civil recuperou na tarde desta terça-feira (30) uma televisão e um aparelho de Karaokê, que foram roubados da Escola Municipal Maria de Jesus Medeiros de Lima, em Nova Esperança. De acordo com o chefe de investigação, uma adolescente foi apreendida.
Ainda segundo o chefe de investigação, os policiais chegaram até o matérial, após receberem informações de que um homem vendia produtos semelhantes aos que foram roubados da escola. Ao chegarem em uma residência, com autorização da adolescente de 14 anos, eles entraram na casa e encontraram os aparelhos eletrônicos.
A adolescente foi levada à delegacia, ouvida e liberada. O chefe de investigação falou que apesar das características dos criminosos serem uma dupla, ainda não é possível afirmar a participação da jovem. Porém, o principal suspeito já foi identificado e a Polícia Civil realiza buscas para prendê-lo. O material recuperado, já foi entregue ao diretor da escola na manhã desta quarta-feira (31).
Ricardo Oliveira
Postado Por:
Juliana Grace Nobrega
Fotografia de:
ASCOM