Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Sesad aponta redução nos casos de Hepatites Virais em Parnamirim - 25/07/2019

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou que Parnamirim sofreu redução nos casos notificados de Hepatites Virais. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), até o mês de junho de 2019, comparando com o mesmo período em 2018, houve uma redução significativa, de 30% nos casos. Em 2018 foram registradas 13 notificações de hepatites virais e neste ano, 9 notificações. 

A redução destaca a campanha Julho Amarelo, que tem o objetivo de alertar a população acerca das medidas de prevenção contra as Hepatites Virais, a importância do diagnóstico e tratamento dessas doenças silenciosas e de evolução lenta, mas que podem progredir para doenças graves, comprometendo principalmente o fígado. 

Na última década, houve redução de 7% no número de casos de notificados da doença no país. Em 2018, foram registrados 42.383 casos de hepatites virais no Brasil. Atualmente, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da Hepatite e ainda não sabem, já que se trata de uma doença silenciosa e não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade.  

Em Parnamirim, a campanha visa elevar os números de testagens rápidas para hepatites B e C. Os testes são gratuitos e podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo os testes rápidos de sífilis e HIV.  

Além dos testes rápidos, o município também dispõe das vacinas para hepatites A e B. Para essa última, a SESAD recomenda que toda a população sem comprovação vacinal ou com cartão de vacina procure uma UBS para receber 3 doses ou a depender da situação vacinal. Já as vacinas contra hepatite A, estão sendo ofertadas para crianças aos 15 meses, em dose única. 

Texto: Cinthia Oliveira


Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+