Sesad aponta redução nos casos de Hepatites Virais em Parnamirim - 25/07/2019
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou que Parnamirim sofreu redução nos casos notificados de Hepatites Virais. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), até o mês de junho de 2019, comparando com o mesmo período em 2018, houve uma redução significativa, de 30% nos casos. Em 2018 foram registradas 13 notificações de hepatites virais e neste ano, 9 notificações.
A redução destaca a campanha Julho Amarelo, que tem o objetivo de alertar a população acerca das medidas de prevenção contra as Hepatites Virais, a importância do diagnóstico e tratamento dessas doenças silenciosas e de evolução lenta, mas que podem progredir para doenças graves, comprometendo principalmente o fígado.
Na última década, houve redução de 7% no número de casos de notificados da doença no país. Em 2018, foram registrados 42.383 casos de hepatites virais no Brasil. Atualmente, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da Hepatite e ainda não sabem, já que se trata de uma doença silenciosa e não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade.
Em Parnamirim, a campanha visa elevar os números de testagens rápidas para hepatites B e C. Os testes são gratuitos e podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo os testes rápidos de sífilis e HIV.
Além dos testes rápidos, o município também dispõe das vacinas para hepatites A e B. Para essa última, a SESAD recomenda que toda a população sem comprovação vacinal ou com cartão de vacina procure uma UBS para receber 3 doses ou a depender da situação vacinal. Já as vacinas contra hepatite A, estão sendo ofertadas para crianças aos 15 meses, em dose única.
Texto: Cinthia Oliveira
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM