Secretaria de Esporte leva saúde e autoestima para a população - 23/07/2019
Animação, disposição e qualidade de vida estão presentes no projeto Sel Dance realizado pela Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Esporte e Lazer. Com a maioria do público formada por idosos, as aulas de dança têm proporcionado melhoria na saúde e também elevado a autoestima dos participantes.
Diante de uma quadra praticamente lotada, a aula que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no Ginásio de Nova Parnamirim, foi marcada por alegria e determinação. O professor de dança, Altivânio Alty, falou sobre o projeto destacando a importância na vida dos cidadãos.
“É um projeto na área da dança. No total, são aproximadamente 450 mulheres inscritas nos dois polos. Além da dança, o trabalho também resgata a autoestima. Temos até histórias de superação de depressão”, disse Altivânio. O professor lembrou também, que a motivação passada por ele se multiplica entre os participantes, que acabam levando novos amigos ao Sel Dance.
Com maioria formada por mulheres, o projeto também conta com participação de homens e crianças. “A aula é voltada para a ginástica dançante. Cada pessoa dança no seu ritmo e limitação. Nosso objetivo é propagar o bom, o bem e o belo. É isso que eu falo sempre para eles”, destacou Altivânio.
O aposentado Wilson Francisco, de 63 anos, participa há um ano e seis meses do Sel Dance. Satisfeito, ele falou dos benefícios do projeto: “É uma excelente iniciativa que nos traz satisfação e bem-estar. Transforma nosso modo de vida, onde conhecemos novas pessoas. Minhas taxas de colesterol e glicêmica normalizaram quando comecei a participar das aulas de dança”.
Ainda falando sobre uma vida mais saudável, Ivani Cardoso, de 63 anos, reforçou o quanto o projeto tem sido importante para sua saúde. “Esse projeto me tirou do sofá. Tive problemas de saúde e andava muito triste. Depois que comecei a dançar, me sinto muito bem”.
Com 77 anos, Helena Vitória fez questão de expressar seu amor pela dança e que no projeto, ela une o útil ao agradável. “É bom demais! Não perco essa dança por nada! O professor é ótimo com a gente. Eu amo isso aqui, minha saúde e mente estão muito boas e cada dia o projeto me dá mais disposição”.
As aulas têm duração de uma hora e acontecem em dois ginásios de Parnamirim a partir das 7h. Segundas, quartas e sextas, em Nova Parnamirim. E nas terças e quintas no bairro de Emaús.
Texto: Ricardo Oliveira
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM