Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Sesad promove palestras educativas sobre dengue e tuberculose - 17/07/2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, promoveu hoje (16), na Escola Municipal Silvino Bezerra Neto, uma série de palestras educativas sobre a dengue e a tuberculose. A iniciativa teve como objetivo orientar e transmitir conhecimento para os alunos do ensino fundamental. 

O evento contou com a participação de profissionais da saúde, que explicaram de forma detalhada como ocorre o processo de transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya, formas de tratamento e métodos de prevenção, orientando sobre a importância dos alunos como agentes multiplicadores.  

As ações também estão sendo estendidas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com apoio dos profissionais da Atenção Básica de Saúde, que estão realizando palestras sobre os vírus direcionadas à população em geral.  

Para a agente de endemias e palestrante, Amanda Cinthia Pereira, transmitir conhecimento aos alunos é de extrema importância, pois os alunos poderão disseminar a informações absorvidas nos ambientes de convivência. “Os estudantes chegam em casa e observam o que não está correto. Veem lugares que o mosquito Aedes Aegypti pode se desenvolver e já se previnem junto com a família. Ou seja, eles acabam possuindo outro olhar sobre a realidade do ambiente em que vivem”, disse.  

Além da palestra sobre o vírus da dengue, os alunos também puderam participar de uma outra palestra sobre a Tuberculose, articulada e ministrada por profissionais da enfermagem, promovendo conhecimento através de didáticas direcionadas às mais variadas faixas etárias.  

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa de Tuberculose, Tatiana Souza, atualmente, constam no boletim de vigilância epidemiológica de Parnamirim, 41 casos de Tuberculose. Através desses números a Sesad e seus profissionais estão se empenhando no acompanhamento dos casos da doença, com a disponibilização de um carro que fica responsável por recolher os exames de baciloscopia, de segunda a sexta, facilitando o diagnóstico e tratamento da doença.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+