Prefeitura leva serviços à instituição de apoio e acolhimento - 12/07/2019
As Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, em uma ação integrada, realizaram hoje (12) vários atendimentos voltados aos moradores da CAATEJ (Casa de Acolhimento e Apoio Terapêutico a Esperança é Jesus). A instituição, que fica localizada na Estrada de Pium, em Parnamirim, existe há 7 anos e oferece apoio a pessoas que se encontrem em situação de rua. O local atende 32 pessoas em situação de vulnerabilidade e em 2016 foi considerada como uma instituição de utilidade pública pelo município.
Os moradores do local puderam contar hoje com o atendimento de dois médicos clínicos gerais, testes rápidos de HIV e hepatites B e C, verificação de pressão e glicemia, psicólogos do CAPS AD e CAPS 2, avaliação social via equipe da Assistência, atendimento relativo à documentação como RG e CTPS, atendimento jurídico, corte de cabelo, tira-dúvidas sobre o CadÚnico, benefício eventual, atendimento psicossocial, regulação de consultas, cartão sus e Acessuas trabalho. A ação é fruto de um acompanhamento sobre as situações relacionadas à população de rua do município.
Isabelle Albuquerque, que trabalha na Coordenação do Consultório de Rua, fala da importância das ações integradas de ambas as secretarias. "É vital que tenhamos foco nessas ações. A população de rua se encontra em situação delicada, e isso justifica essa parceria, para que nenhum parnamirinense fique sem atendimento", disse.
A Prefeitura, que já realiza esse trabalho com a população através da equipe de abordagem do CREAS, do Centro Pop, do Albergue, na Assistência Social, e do Consultório de Rua, na parte da Saúde, tem estabelecido uma parceria colaborativa com a Caatej, visto que muitos dos moradores acolhidos na instituição, são usuários dos serviços.
Maria Aparecida, fundadora da Caatej conta que é a segunda vez que a prefeitura vem ofertar as ações integradas entre as secretarias. "Já tive problemas com o consumo de bebida alcoólica, mas depois que cheguei aqui, só melhorei. Fico feliz em conseguir resolver os problemas hoje, de RG, Cadastro Único e principalmente a consulta médica", disse com orgulho Francisco de Assis, que desde 2017 é atendido pela instituição.
A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Elienai Cartaxo, esteve presente no evento e ressaltou que ações como essas devem sim ser apoiadas pelo poder público uma vez que se trata de uma instituição séria que trabalha com o mesmo púbico que a nossa rede atende.
Postado Por:
JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de:
ASCOM