Central de Marcação expande agendamento para cirurgias de Catarata - 12/07/2019
A Central de Regulação de Consultas e Exames de Parnamirim expandiu a oferta de cirurgias de Catarata de 14 para 80 procedimentos por mês. A expansão representa um aumento de mais de 400% na realização do serviço no município.
O procedimento é oferecido através de convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e duas clínicas de Oftalmologia, que realizam 40 procedimentos cada.
De acordo com Diogo Rodrigues, diretor da central, o aumento vai permitir mais agilidade no atendimento e a consequente redução do número de pacientes na fila de espera. “O paciente vai chegar, marcar o seu procedimento, e dentro de poucos dias já terá o agendamento feito”, destacou.
Para buscar o atendimento, o paciente deve se dirigir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e pegar um encaminhamento para avaliação com o oftalmologista. O especialista irá diagnosticar se o paciente tem a necessidade da cirurgia.
Além da realização de cirurgias de Catarata, a Central de Regulação do município oferta ainda mais de 30 especialidades, incluindo, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, entre outras.
Diogo explica que o município está implementando um sistema de descentralização de algumas unidades. Bairros como Monte Castelo, Parque Industrial e Emaús já permitem a marcação de alguns procedimentos na própria unidade. Além disso, o município conta atualmente com um Centro Integrado de Psicologia e Psiquiatria, cuja marcação também pode ser feita diretamente na unidade.
O diretor da Central acrescenta ainda que muitas especialidades ofertadas têm demanda livre, ou seja, não possuem fila de espera. São os casos de Urologia, Dermatologia, Ortopedia e Ginecologia. “Essas são especialidades em que o paciente chega na Central e já sai com o atendimento agendado. Estamos trabalhando para melhor atender a população”, lembrou.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM