Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Projeto ofertará bolsas para alunos excedentes da rede municipal - 08/07/2019

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está em fase de desenvolvimento de um projeto que prevê a concessão de bolsas de estudo para estudantes que não tenham conseguido se matricular na rede municipal de ensino.

A proposta visa atender, exclusivamente, aqueles estudantes cujos pais procuraram o município, no período regular de matrícula, mas que não conseguiram ingresso devido a indisponibilidade de vagas. Para esses alunos será concedida uma bolsa de estudos na rede privada de ensino, tomando por base lista de espera previamente cadastrada na secretaria.

O projeto, está amparado na Lei Complementar 0132/2018, que versa sobre a concessão de incentivos fiscais para empresas estabelecidas ou que venham a se estabelecer no município, objetivando revitalizar o desenvolvimento econômico e social.

De acordo com a lei, fica o Poder Executivo autorizado a estender os benefícios previstos nesta lei, às empresas com atividades no setor educacional. Neste caso, os benefícios serão concedidos desde que a empresa se comprometa a compensar estes incentivos com a concessão de bolsas de estudos em favor do Município.

De acordo com a secretária  de Educação, Justina Iva, com embasamento na lei, 60% das dívidas passivas ou referentes aos tributos pagos pelas empresas contribuintes poderão ser abatidos e transformados em bolsas de estudo. 

“Este é um projeto em que todos saem ganhando. É bom para o município, é bom para as empresas, e conseguimos garantir um direito sagrado e subjetivo, que é o direito à educação”, destacou a titular da Semec.

O projeto precisará ser regulamentado através de decreto, no qual serão estabelecidos critérios de manutenção dessas bolsas. Entre eles estão: o percentual regular de frequência e o alcance de uma nota mínima a ser estabelecida.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+