Centro Cultural é apresentado na Academia Norte-Riograndense de Letras - 19/06/2019
O secretário municipal de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovane Júnior, apresentou, nessa terça-feira (17) o projeto do Centro Cultural Trampolim da Vitória, para pesquisadores e intelectuais da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL).
Na oportunidade, o titular da Seplaf destacou relevância de apresentar o projeto na academia. “A academia é o que temos de melhor na nossa cultura. Se estamos aqui hoje e somos referenciados por eles é porque realmente estamos no caminho certo”, disse.
O presidente da ANRL, Diógenes da Cunha Lima, destacou a apresentação do projeto como um dia de grande alegria para o RN e em especial para a academia.
“Este é um projeto muito importante, nunca vista no nosso estado. Todo potiguar que cuida de história, sentia a necessidade de algo assim e agora é concreto e podemos aplaudir”, comentou.
O Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Parnamirim , em parceria com diversas instituições vai utilizar as instalações do antigo Aeroporto Augusto Severo, mais precisamente, a área do terminal de embarque e desembarque de passageiros, além de outras edificações situadas na Ala 10.
Na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.
Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.
Serão utilizados ainda três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM