Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Agentes comunitários de Parnamirim participam de ciclo de capacitação contra a Sífilis - 10/06/2019

O Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, do Ministério da Saúde com coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ofereceu hoje, 10, no município de Parnamirim, um ciclo de capacitação para 120 agentes comunitários. O projeto está em execução desde o mês de abril de 2018 e tem como objetivo principal reduzir os números de sífilis congênita e adquirida.

A iniciativa faz parte de uma articulação do Comitê de Transmissão Vertical, constituído por profissionais de atenção à saúde, assistência social e educação, que busca analisar investigações e identificar fragilidades no cuidado à saúde das gestantes em relação à sífilis congênita.

O ciclo de capacitação no combate à Sífilis oferecido aos agentes comunitários, teve a finalidade de proporcionar um maior conhecimento sobre a IST e as ações de enfrentamento previstas para o município de Parnamirim. Os agentes foram subdivididos em 4 turmas e houve a participação dos colaboradores Glauber Lucena,  coordenador da Vigilância Epidemiológica e da apoiadora do projeto, Chyrly Moura, que destacou o papel do agente comunitário, expondo estratégias para o enfrentamento à Sífilis.

Durante a abordagem, foram explanados os sinais e sintomas da IST, os métodos de diagnóstico e a busca ativa por gestantes, orientando sobre a importância do pré-natal e o tratamento contra a Sífilis, além da promoção de atividades educativas dentro das unidades de saúde e na comunidade.


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+