Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

CCPAR inicia planejamento de ações contra a Sífilis - 10/06/2019

O Centro Clínico de Parnamirim (CCPAR), através do Ministério da Saúde e coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), iniciou na última sexta-feira, 7, um projeto vinculado ao planejamento de ações de resposta rápida à Sífilis nas redes de atenção. 

O projeto intitulado como “Sífilis Não!”, em articulação com o programa de Ist Aids, Saúde da Mulher e a Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, visa organizar ações dentro dos territórios para o enfrentamento à epidemia de Sífilis que atualmente o país tem vivido. A Infecção Sexualmente Transmissível (IST), tem gerado preocupação nos profissionais da saúde, visto que a IST tem atingido além do público geral, também gestantes. A Sífilis congênita é quando a gestante passa a infecção para o bebê e o objetivo é diminuir esses números.

Na ocasião, aconteceu a participação das equipes das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Primavera, Nova Esperança, Boa Esperança, Parque das Orquídeas e Passagem de Areia II, onde houve o registro de casos da Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Parnamirim contou, em 2018, com 15 casos de sífilis congênita, e a proposta da reunião foi analisar as investigações e identificar fragilidades no cuidado à saúde das gestantes desde o pré-natal, além da atenção ao exame rápido de identificação da IST. As análises são realizadas por um comitê, formado por profissionais de atenção à saúde, assistência social e educação, que busca o fortalecimento das ações. 
A apoiadora do projeto “Sífilis Não!”, Chyrly Moura, destaca a importância do comitê. “O Comitê de Transmissão Vertical tem papel fundamental na identificação das fragilidades nas redes de atenção materno-infantil, possibilitando o planejamento de ações efetivas para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento das gestantes a fim de evitar a transmissão vertical da Sífilis”.
Durante a reunião, também foi discutida importância dos papéis dos agentes comunitários de saúde quanto à busca ativa das gestantes para a realização do pré-natal. Com isso, o comitê de investigação decidiu criar um ciclo de capacitações para os agentes comunitários para que eles obtenham um maior conhecimento sobre a Sífilis e conheçam as ações de enfrentamento que estão previstas no município. O ciclo acontece nesta segunda-feira, 10, a partir das 8h, no Centro Pastoral de Parnamirim.

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+