Semas debate importância da adoção em encontro com especialistas - 22/05/2019
A Secretaria de Assistência Social, habitação, e Regularização Fundiária (SEMAS) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), no auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo, o III Encontro sobre Adoção, com o tema “Cuidado afeto e família: Um direito de toda criança e adolescente”.
A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de assistência Social, Elienai Cartaxo, que destacou a importância do debate sobre o tema. Segundo ela, ainda existe muito tabu, o que dificulta o acesso da população às informações sobre os caminhos que levam até a adoção.
“Esse é um momento em que queremos sensibilizar as pessoas, para chamar o debate e que as pessoas possam atender que muitas crianças e adolescentes estão esperando esse momento, visto que adoção é um ato de amor”, disse.
Em sequência à fala da secretária, a programação continuou com a apresentação do Coral Vozes da Semas, formado por colaboradores da secretaria. Além da apresentação cultural, o evento contou com palestras abordando o tema da adoção.
Uma dessas palestras foi a do Juiz José Dantas de Paiva, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal. Segundo ele, acima de ser um direito dos adultos, de ser pai e ser mãe, é importante lembrar que um direito da criança, primeiro, de ter um pai e uma mãe.
“É importante pensar primeiro neles, como indivíduos, que têm direitos e que merecem serem criados dentro de uma estrutura familiar, espaço único capaz de favorecer um desenvolvimento saudável de uma criança”, destacou.
Além da palestra do magistrado, o público presente pode acompanhar também as palestras da equipe técnica da Vara da Infância de Parnamirim, de representantes da Casa Santa Rita de Cássia e da Defensora Pública, Dra. Gabrielle Carvalho Ribeiro.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM