Prefeito visita obras da Estação de Tratamento de Parnamirim - 17/05/2019

A Estação de Tratamento de Esgoto de Parnamirim (ETE) deverá entrar em operação em julho do próximo ano. O prefeito Rosano Taveira, acompanhado de secretários, visitou o canteiro de obras da nova estação que já está com 70% da unidade concluída. “Com certeza essa obra irá mudar totalmente a realidade de Parnamirim, proporcionando melhor qualidade de vida à população”, disse o gestor.

O projeto da ETE Passagem de Areia prevê a construção de quatro tanques de aeração, mas inicialmente estão sendo construídos dois com capacidade de 9 milhões 408 mil litros. “Em novembro concluiremos toda a parte de edificações, concreto armado e prédios. E, em junho do próximo ano estaremos concentrados nos equipamentos e nas instalações”, explicou o engenheiro civil da obra, Edivan Alves.

De acordo com a empresa responsável pela obra, a ETE contará ainda com dois decantadores e um sistema de declividade, que permite o funcionamento por gravidade, “Esse sistema vai gerar uma energia considerável em termos de eletricidade e mesmo de manutenção”, disse Edivan Alves.

Outro sistema a ser implantado e que chama a atenção é o de lâmpadas UV que possibilitam a desinfecção do esgoto antes dele ser devolvido aos mananciais. “O esgoto sairá com uma eficiência de 98% puro. Justamente por causa da utilização desse sistema de última geração, contribuindo para a preservação dos mananciais”, disse o engenheiro civil.

O secretário de Obras, João Albérico Júnior informou que em termos de tubulação Parnamirim já está com 200 quilômetros concluídos. “Já terminamos 50% da implantação das tubulações, de um total de 456 quilômetros”, disse.

Para o presidente da Câmara, Irani Guedes, que também acompanhou a visita, a obra é de extrema importância para o município. “Saneamento é saúde. E, essa obra representa um salto em termos de qualidade na saúde da população”, disse.

Postado Por: Yara Okubo