Alunos de Parnamirim participam da Semana Municipal de Conscientização do Autismo - 03/04/2019
Os alunos da Escola Municipal Professora Francisca Bezerra de Souza, no bairro Liberdade em Parnamirim, estão envolvidos em uma experiência de conhecimento e repeito. Trata-se da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que foi instituída pelo Prefeito Rosano Taveira no calendário oficial de eventos do município, por meio de uma lei municipal. Na escola, alunos, professores e pais participam de uma série de atividades estimuladas pela gestão municipal durante esta semana, que destacam a importância da inclusão escolar.
A programação foi organizada pelas professoras da sala de recursos multifuncionais, Rozélia Maria e Ana Cristina, mediadoras das atividades que discutem os estímulos, o diagnóstico, o desenvolvimento das habilidades e os direitos dos autistas. A professora Rozélia Maria falou sobre a aceitação e participação dos alunos nas atividades propostas.
"Sempre que vamos trabalhar com os alunos a expectativa gira em torno de como que eles vão responder aos estímulos. Ontem exibimos nos dois turnos um vídeo com comentários sobre o autismo e eles ficaram muito interessados e sensibilizados, uma surpresa para nós", disse.
Nesta terça-feira, 02, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, os alunos participaram de uma sabatina com mães de crianças autistas matriculadas na rede municipal de ensino público de Parnamirim. Pela manhã, os estudantes conheceram Natália Lidiane, mãe de Gabriel Vinícius de 7 anos, aluno do 2° ano.
"Esse é o primeiro ano de Gabriel aqui. Ele veio de uma outra escola menor que foi onde recebi o diagnóstico dele há quatro anos. Quando teve essa mudança de uma escola para outra fiquei assutada por ter crianças maiores, mas aqui recebi todo o suporte e isso me deixou mais confortável", contou Natália Lidiana para os alunos da turno da manhã.
No turno da tarde, foi a vez dos alunos dos anos finais, do 6º ao 9º ano, tirarem suas dúvidas sobre o autismo. Antes dos questionamentos os estudantes conheceram a história de Carlos Felipe de 13 anos, por meio de sua mãe, Maria das Graças Silva, professora e coordenadora do Ensino Infantil, que não poupou elogios ao descrever o filho para plateia atenta e interessada no assunto.
"O meu filho Felipe é lindo, tem 13 anos e já é maior do que eu, enorme, tem um vozeirão, desenha incrivelmente e quando vou buscá-lo na escola ele está sempre rodeado de gatinhas". Maria das Graças, contou ainda como foi a infância e o convívio escolar do filho nos primeiros anos.
Ao ser questionada por um aluno do 9º ano, sobre qual lição teria aprendido com o filho autista, Maria destacou o respeito. "Eu aprendi com o Felipe a não olhar com pena para as pessoas, mas olhar com respeito. Eu não quero que as pessoas tenha pena do Felipe, porque ele não precisa de pena, ele não é doente, Felipe é apenas uma criança com um transtorno no seu compartamento, por isso eu quero que as pessoas o olhem com respeito. Essa é a maior lição, devemos enxergar os outros com um olhar de respeito, independente das particularidades de cada um", finalizou.
Amanhã, quarta-feira, 03, os alunos do turno matutino terão a oportunidade de conhecer pessoalmente o Carlos Felipe, que visitará a escola para entoar o hino nacional no momento cívico escolar. Além disso, será feita uma exposição de redações e desenhos dos alunos com o objetivo de divulgar informações para a população sobre o autismo e, com isso, reduzir a discriminação e o preconceito.
Postado Por:
GUSTAVO BRENDO DOS SANTOS
Fotografia de:
ASCOM - Marciano Costa