Centro cultural da 2ª guerra é apresentado em feira de turismo - 31/03/2019
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seplaf) marcou presença na 5ª edição da Feira dos Municípios e dos Produtos Turísticos do RN (Femptur), realizada na última sexta-feira (29) e no sábado (30).
Na oportunidade o secretário da pasta Giovane Júnior, acompanhado do Assessor Especial do Turismo, Paulo Lopes apresentou ao público visitante o projeto do Centro Cultual Trampolim da Vitória, que vai contar a participação do município durante a 2ª Guerra Mundial.
O secretário Giovane Júnior explica que o projeto conta com a parceria do Sebrae/RN, que há mais de 3 anos desenvolve a ideia daquilo que virá a ser um circuito histórico e cultural com a utilização de diferentes equipamentos e espaços, em Natal e em Parnamirim, diretamente ligados com esse período.
“Parnamirim terá seu capítulo contado, dentro dessa história, através do resgate de três espaços considerados ícones, que são os prédios onde funcionavam o teatro, o hospital e o comando geral, no período da segunda guerra”, explicou.
O titular da SEPLAF, diz que a proposta foi muito bem recebida pelo brigadeiro Medeiros, comandante da Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, sediada em Parnamirim. “Dois parceiros também muito importantes, que são o Sebrae e a Fecomércio se mostraram muito receptivos às ideias apresentadas”, adiantou.
De acordo com o comandante da Ala 10 há um grande interesse da Força Aérea Brasileira em colaborar com a valorização da história e do legado de importantes personagens da aviação brasileira.
“O Comando da Aeronáutica preza pela preservação da memória da Aviação Nacional. Por isso, projetos como o do Centro Cultural Trampolim da Vitória são valorizados pela Força Aérea Brasileira”, disse.
O Brigadeiro Medeiros destaca ainda que o projeto será submetida ao Alto Comando da Aeronáutica para a definição das ações futuras e dos prazos de implantação. “Projetos atuais contribuirão para a perpetuação da história e para o fortalecimento da aviação civil e militar no estado, além de fomentar a educação e a capacitação profissional das novas gerações.", destacou.
Para João Hélio, diretor técnico do Sebrae/RN, a iniciativa do município é muito importante não só para a economia como geradora de emprego e renda, mas também porque coincide com a iniciativa do próprio Sebrae, que tem desenvolvido um projeto para o fomento do turismo focado não somente no nicho sol e mar, mas também no resgate da história, que foi a participação do território potiguar durante a 2ª Guerra Mundial.
“Nós somo atores desse momento histórico e contar essa trajetória é resgatar a nossa história e a importância da influência desse período nos nossos costumes e na nossa cultura. Trazer esse novo olhar sobre esse potencial turístico que nós temos deverá atrair novos vistantes para o nosso estado”, comentou.
Jaime Mariz, diretor executivo da Fecomércio destacou a importância do projeto e comentou o interesse da instituição em unir forças com todos os outros parceiros no intuito de fazer o projeto acontecer.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM