Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Centro cultural da 2ª guerra é apresentado em feira de turismo - 31/03/2019

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seplaf) marcou presença na 5ª edição da Feira dos Municípios e dos Produtos Turísticos do RN (Femptur), realizada na última sexta-feira  (29) e no sábado (30). 

Na oportunidade o secretário da pasta Giovane Júnior, acompanhado do Assessor Especial do Turismo, Paulo Lopes apresentou ao público visitante o projeto do Centro Cultual Trampolim da Vitória, que vai contar a participação do município durante a 2ª Guerra Mundial.

O secretário Giovane Júnior explica que o projeto conta com a parceria do Sebrae/RN, que há mais de 3 anos desenvolve a ideia daquilo que virá a ser um circuito histórico e cultural com a utilização de diferentes equipamentos e espaços, em Natal e em Parnamirim, diretamente ligados com esse período.

“Parnamirim terá seu capítulo contado, dentro dessa história, através do resgate de três espaços considerados ícones, que são os prédios onde funcionavam o teatro, o hospital e o comando geral, no período da segunda guerra”, explicou.

O titular da SEPLAF, diz que a proposta foi muito bem recebida pelo brigadeiro Medeiros, comandante da Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, sediada em Parnamirim.  “Dois parceiros também muito importantes, que são o Sebrae e a Fecomércio se mostraram muito receptivos às ideias apresentadas”, adiantou.

De acordo com o comandante da Ala 10 há um grande interesse da Força Aérea Brasileira em colaborar com a valorização da história e do legado de importantes personagens da aviação brasileira.

“O Comando da Aeronáutica preza pela preservação da memória da Aviação Nacional. Por isso, projetos como o do Centro Cultural Trampolim da Vitória são valorizados pela Força Aérea Brasileira”, disse.

O Brigadeiro Medeiros destaca ainda que o projeto será submetida ao Alto Comando da Aeronáutica para a definição das ações futuras e dos prazos de implantação. “Projetos atuais contribuirão para a perpetuação da história e para o fortalecimento da aviação civil e militar no estado, além de fomentar a educação e a capacitação profissional das novas gerações.", destacou.

Para João Hélio, diretor técnico do Sebrae/RN, a iniciativa do município é muito importante não só para a economia como geradora de emprego e renda, mas também porque coincide com a iniciativa do próprio Sebrae, que tem desenvolvido um projeto para o fomento do turismo focado não somente no nicho sol e mar, mas também no resgate da história, que foi a participação do território potiguar durante a 2ª Guerra Mundial.

“Nós somo atores desse momento histórico e contar essa trajetória é resgatar a nossa história e a importância da influência desse período nos nossos costumes e na nossa cultura. Trazer esse novo olhar sobre esse potencial turístico que nós temos deverá atrair novos vistantes para o nosso estado”, comentou.

Jaime Mariz, diretor executivo da Fecomércio destacou a importância do projeto e comentou o interesse da instituição em unir forças com todos os outros parceiros no intuito de fazer o projeto acontecer.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+