Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Nova Esperança recebe os atendimentos do projeto Zoonoses nos Bairros - 29/03/2019

Hoje, 29, foi dia dos moradores de Nova Esperança receberem os atendimentos do projeto Zoonoses nos Bairros para os seus bichinhos de estimação. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A concentração foi na Praça Gastão Mariz, por trás da UBS Nova Esperança. A meta do projeto é chegar a um novo bairro de Parnamirim a cada mês, oferecendo vacinação antirrábica, teste rápido para leishmaniose visceral, atendimentos veterinários, brindes e orientações sobre saúde animal. 

Nesta edição, o projeto teve o apoio voluntário do projeto social Sementinha da Esperança e  mais uma vez, da Magnus Rações. Na edição anterior, em fevereiro, o bairro contemplado foi Emaús.  O CCZ já está pensando num local para a próxima edição do Zoonoses nos Bairros, em abril.

Moradora no bairro de Nova Esperança há dezesseis anos, Cristiane Maria levou os três cães para o teste rápido da leishmaniose visceral e descobriu que um deles pode estar com Calazar. "Ele não aparentava ter Calazar, parecia saudável. O teste gratuito foi muito importante para identificar previamente o problema", disse a moradora.

O médico veterinário Khaled Salim explicou que após o teste rápido dar positivo para leishmaniose visceral, se faz necessária a confirmação da doença com o teste definitivo. "O animal não fica curado, mas existe a condição de ser acompanhado pelo tempo que viver em um tratamento específico e de custo elevado", disse.

Raniery Vieira é outro morador de Nova Esperança que levou seus três cães para vacinar contra a raiva. "A caderneta de vacinação está em dia. Acho importante também o teste rápido para a leishmaniose visceral, tanto para a saúde dos bichos, como da população. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa", disse.

"Por meio dessa ação, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, se aproxima ainda mais da população oferecendo cuidados à saúde dos seus bichinhos de estimação. Também realizaremos doação de cães e gatos e brincadeiras envolvendo a comunidade e seus pets", encerrou Josivan Gomes, diretor do CCZ em Parnamirim.  
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+