Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

SEMEC reforça núcleos de Práticas Restaurativas e Psicossocial - 29/03/2019

Os Núcleos de Práticas Restaurativas e de Atendimento Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) foram o tema de um encontro realizado hoje, 29, entre a secretaria e os gestores escolares, no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves. O objetivo foi celebrar e reforçar os serviços oferecidos por estes núcleos aos alunos e seus familiares, além dos servidores da escola.

Os núcleos contam com apoio de assistentes sociais e uma psicóloga. A estimativa é que a equipe seja reforçada para ampliar os atendimentos neste ano.

De acordo com Elisângela Fonseca, Coordenadora do Psicossocial, o atendimento oferecido por este núcleo intervém na vida do aluno quando este está sendo privado de algum direito social que comprometa o processo de ensino e aprendizagem.

"Além disso, realizamos palestras nas escolas abordando temas como violência sexual, realizamos o diagnóstico social das famílias, trabalhamos a vocação profissional por meio do Projeto de Vida e atendemos a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidades diversas", disse Elisângela, coordenadora e assistente social.

Já o Núcleo de Práticas Restaurativas, coordenado por Rosilene Ferreira, promove diálogos nas escolas para tratar de conflitos entre alunos e seus familiares, e também entre servidores, com apoio do Ministério Público do RN, promovendo a cultura de paz nas unidades de ensino.

"Estamos iniciando o projeto Restaurando Vidas através da Escuta, no qual ouvimos crianças e adolescentes em conflito e identificamos situações de bullying, problemas domésticos, tratando as emoções para que elas não culminem em problemas que prejudiquem a este aluno e aos demais que convivem com ele em sociedade", disse a Coordenadora Rosilene.

O projeto Restaurando Vidas através da Escuta já começou a ser aplicado nas escolas municipais Carlos Alberto, Jacira de Medeiros e Nestor Lima, especialmente em turmas da Educação de Jovens e Adultos.

Presente ao evento, a Secretária de Educação Ana Lúcia Maciel reforçou que os gestores escolares podem e devem procurar os serviços dos núcleos psicossociais e de práticas restaurativas para atender a alunos e servidores, sempre que for necessário.


PREFEITURA SEGUE COM REFORMA NAS ESCOLAS 

A titular da pasta da Educação aproveitou o encontro com os gestores para lembrar que as escolas estão recebendo gradualmente as obras de reforma e manutenção, até que todas sejam beneficiadas. "O Prefeito Rosano Taveira está disponibilizando equipes técnicas para realização destas obras nas unidades de ensino, inclusive, aos fins de semana. Contamos com o apoio de todos os gestores a esta força-tarefa", encerrou  a Secretária Ana Lúcia.


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+