Prefeitura abre oficialmente a Semana do Autismo na próxima terça, 2 - 28/03/2019

A Prefeitura de Parnamirim dará início à programação em torno da Semana do Autismo a partir da próxima segunda-feira, 1º de abril, com abordagens para sensibilização sobre o tema nas unidades de ensino da rede pública municipal.

Na terça-feira, dia 2, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Semana será oficialmente aberta com uma programação no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, das 8h às 11h. O público-alvo são gestores, coordenadores, professores das Salas de Recursos Multifuncionais, Intérpretes e Instrutores de Libras. A culminância da programação será na sexta, dia 5, nas escolas e centros infantis.

A Semana Municipal de Conscientização do Autismo foi instituida pelo Prefeito Rosano Taveira no calendário oficial de eventos de Parnamirim, por meio de uma lei municipal.

"Os alunos com autismo contam com o apoio de professores bem orientados por meio do Projeto Agir, que esclarece aspectos legais e compartilha vivências pedagógicas relacionadas aos portadores de necessidades especiais", disse a titular da Educação, Ana Lúcia Maciel.

No ano passado, aproximadamente setenta alunos com autismo foram matriculados na rede municipal de ensino público. Apesar de afetar a comunicação, aprendizado e adaptação do indivíduo, o autismo não compromete seu desenvolvimento físico.

"O autista se comporta socialmente de uma forma mais isolada, tendo dificuldades em firmar relações sociais e afetivas", disse Myrian Juliasse, Gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC.

Para as ações referentes à Semana Municipal de Conscientização do Autismo, o Poder Executivo poderá realizar convênios através da Secretaria Municipal de Saúde - SESAD e a SEMEC, em parcerias com as entidades sociais envolvidas, visando à promoção de cursos e treinamentos para seus profissionais.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior