Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Alunos comemoram Dia do Circo hoje, 27, em CMEI no Centro - 27/03/2019

Hoje, 27 de março, é o Dia do Circo.  E para comemorar, o Centro Infantil Professora Ivone Maria dos Santos, no bairro Centro, recebe a visita do palhaço Xereta e sua turma, junto a cem alunos dos Níveis V e VI da Educação Infantil. Mas, além de divertir, o que circo pode ensinar?

"O circo amplia a sociabilização da criança, contribui para a autoestima, mútua afetividade e a imaginação para qualquer idade. E favorece o brincar, que é um dos pilares da Educação Infantil", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Um estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), em 2004,  mostra que o acesso a esse tipo de atividade, que foge do modelo tradicional ou convencional nas salas de aula, pode representar uma diferença positiva no desempenho escolar no futuro.

"A criança aguça os sentidos tentando descobrir como acontece a mágica, se encanta e se emociona com o palhaço e outras personagens. Sai das telas do mundo virtual e vive a ludicidade e a fantasia que os vínculos com essa experiência oferece", disse Roselma Confessor, gestora do CMEI Ivone Maria.

É certo que o circo é uma arte milenar, de forte potencial educativo, formativo e lúdico. Por meio da experiência, se consolidam valores éticos, morais e o sentimento de igualdade e fraternidade. Vence-se até o medo.

"Eu perdi o medo que tinha de palhaço. Descobri que ele é divertido, engraçado e é um homem de verdade! E gostei das mágicas", disse a aluna Melyssa Hellen, do Nível V.

E por falar em mágica, para Enzo Gabriel, também do Nível V, este foi o ponto alto da apresentação do projeto "O Circo na Escola", do palhaço Xereta, no CMEI Ivone. Ele achou muito curioso o coelho sair de uma cartola. Mas não apenas isso. "Gostei muito dos malabarismos", disse.

Maria Cecília, do Nível VI, permanecia encantada durante a apresentação do circo do palhaço Xereta. "Como pode o palhaço conseguir fazer isso? Como é que pode um palhaço ser tão forte e tão grandão?", perguntava-se o tempo todo, admirada. A aluna se preparou para ir a escola vestida da heroína Ladybug, no maior clima circense. E encontrou a sua personagem preferida lá também. "Achei o máximo", disse.

O circo é a casa colorida dos sonhos e das gargalhadas. Cada apresentação fascina pela surpresa, ternura e a habilidade do palhaço em driblar o tédio e o cansaço, promovendo o riso. O equilíbrio, concentração e resistência física dos personagens circenses prendem  a atenção dos espectadores, a cada mudança de cena.
Encantado, o público pede BIS! Viva o Dia do Circo!
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+