Conferência do Idoso discute políticas públicas e anuncia Telecentro - 26/03/2019

Autoridades governamentais, representantes do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e profissionais de várias especialidades, além dos próprios idosos, se reúnem hoje, 26, no auditório do Campus IFRN em Parnamirim, para a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Organizada pelo CMI, a conferência é a instância máxima de participação dos públicos citados para avaliar as políticas públicas municipais e deliberar atendimentos voltados aos idosos, que atualmente são cerca de onze mil no município. Neste ano, o evento aborda o tema "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas".

Uma das novidades anunciadas é a implementação em Parnamirim, de um Telecentro de Atendimento à Pessoa Idosa, para promover a inclusão digital desse público. Uma equipe da SEMAS estará em Brasília (DF) na semana que vem para tratar do assunto.

"A gestão Rosano Taveira tem mostrado o seu compromisso em promover o envelhecimento ativo e saudável da nossa população. Iremos avançar ainda mais", disse Elienai Cartaxo, Vice-Prefeita e titular da Assistência Social, Habitação e Regulamentação Fundiária (SEMAS).

O Prefeito Rosano Taveira assinou, no ano passado, o termo de adesão ao selo Município Amigo da Pessoa Idosa, do Governo Federal, que prevê a criação e efetivação de políticas públicas que beneficiam a população idosa.

Além disso, um projeto de Promoção ao Envelhecimento e Vida Ativa, o PRO-EVA, parceria entre a Prefeitura e a UFRN, de tão bem sucedido, foi selecionado pelo Ministério da Saúde como um dos expoentes em seu Mapeamento das Experiências Exitosas em todo o Brasil.

A Secretária de Saúde e presidente do CMI, Elisabete Carrasco, mencionou o fato de Parnamirim ser referência nacional no atendimento à pessoa idosa. "Temos aqui a união de diferentes secretarias, Saúde, Esporte e Lazer, Assistência Social e Educação, realizando um trabalho sério e transformador nesta área", disse.

Alice Correia, idosa que faz parte do CMI, conta um pouco do que vive nos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). "São treze grupos envolvidos em atividades de artesanato, educação física, danças, passeios turísticos, palestras temáticas, comemoração de datas especiais, participação em conferências... não consigo me ver fora dessas atividades, tudo isso é muito importante para mim", disse.

O momento cultural do evento foi abrilhantado pela participação da Orquestra Sanfônica de Parnamirim, convidado pela Prefeitura Municipal para retomar o tradicional forró com os idosos nos SCFV e também pelo carimbó colorido dançado pelas idosas representantes de vários desses grupos pelo município.

A programação da Conferência do Idoso conta ainda com palestras, plenárias e a eleição da delegação que irá representar o município nas próximas conferências à nível estadual e nacional.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior