SEMEC e Rio de Leitura promovem concurso fotográfico sobre poesia - 25/03/2019

A missão: traduzir um poema potiguar por meio de uma fotografia. É com esse objetivo que a  Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do projeto Rio de Leitura, convida os alunos do 6º ao 9º Ano da rede municipal de ensino público a participarem do concurso fotográfico “Poesia Retratada: um RN em Foco”.

Para a inscrição dos alunos, os professores mediadores de leitura devem enviar a foto e o poema pelo email  riodeleitura@gmail.com. Quem preferir, pode entregar pessoalmente, das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley, que funciona no prédio do Cine Teatro Municipal, na Cohabinal.

"Não haverá seleção neste concurso para determinar vencedores. Todos os inscritos ganharão o prêmio de participação, que são livros doados pela Caravana de Escritores Potiguares, também para as bibliotecas escolares participantes", disse Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura".

Cada mediador poderá inscrever apenas uma imagem fotográfica inédita, usando qualquer técnica ou tratamento. Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, ou que já tenham sido, sob qualquer forma, comercializadas ou premiadas.

A assessora Angélica lembra ainda que o  projeto Caravana dos Escritores tem um evento literário previsto para o dia 17 de abril, a partir das 13h30, no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves, quando também serão reunidos as fotos e poemas selecionados.

A Caravana dos Escritores é um projeto capitaneado pelo escritor Thiago Gonzaga, patrocinado pela Cosern - empresa do Grupo Neoenergia, por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura

Criado em 2010, o projeto Rio de Leitura vem alcançando reconhecimento nacional por meio de premiações conferidas por instituições de peso que tratam sobre livros e literatura.

É um dos três projetos a conquistar o primeiro lugar entre os melhores do país no fomento à leitura, vencendo o prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. Também recebeu o prêmio de segundo melhor do país, pela Fundação Nacional de Literatura Infanto-Juvenil.

Sua atuação, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC alcança todas as 45 escolas da rede municipal de ensino público, onde incentiva o prazer em ler junto aos alunos, servidores e pais, promovendo diversos eventos literários nas comunidades.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior