No Dia do Bibliotecário, saiba como contar com esse profissional - 12/03/2019

Hoje, 12 de março é Dia do Bibliotecário, profissional que analisa, sintetiza e controla a entrada e saída de livros da biblioteca, atende aos usuários, esclarece dúvidas e orienta na localização do acervo, entre outras atividades.

Em Parnamirim, a Biblioteca Municipal Professor Rômulo Wanderley, localizada no 1º Andar do Cine Teatro Municipal Ver. Paulo Barbosa da Silva, na Cohabinal, conta com o bibliotecário Eric Querino, concursado pela Prefeitura, e que também oferece gratuitamente à população, o serviço de ficha catalográfica.

"A biblioteca pública tem seu valor social e é capaz de oferecer vários serviços à população, desde que seja equipada para esta finalidade", explicou o bibliotecário Eric Querino.

O serviço da ficha catalográfica é oferecido a escritores literários e estudantes que precisem do mesmo para suas obras autorais, dissertações e teses acadêmicas.

"Normalmente, as editoras oferecem o serviço de elaboração da ficha catalográfica, chegando a cobrar até R$ 50", explica o bibliotecário Querino, que viabiliza o serviço gratuitamente.

Ainda de acordo com o bibliotecário Querino, escritores de livros infantis e professores já solicitaram e obtiveram a elaboração da ficha catalográfica de suas obras, por meio da biblioteca pública do nosso município.

ELABORAÇÃO DA FICHA CATALOGRÁFICA

Todo livro precisa ter a sua ficha catalográfica, identificando sua autoria, o código mundial ISBN e outros detalhes como o assunto do livro, sua edição, a editora que o publicou e em que ano isso aconteceu.

"Em tese, este é um trabalho do bibliotecário, mas que pode ser feito por outros profissionais indicados pelas editoras", disse Querino, que é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para elaborar a ficha catalográfica, o bibliotecário municipal precisa apenas ter acesso à obra. Posteriormente, os dados são utilizados para a classificação dos livros nas estantes, por assunto e por autor.

Nesta fase de catalogação e classificação dos livros pelo profissional bibliotecário, a Biblioteca Municipal Rômulo Chaves Wanderley não faz empréstimos de obras à população, mas está aberta de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, para quem quiser conhecer o acervo, especialmente, o literário.

A Biblioteca Rômulo Wanderley também recebe a doação de títulos literários e de pesquisa para o seu acervo, no horário de expediente. Não recebe a doação de livros didáticos, que aliás, recebem critérios legais para seu uso, reaproveitamento e descarte.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior