Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Campanha Leão Cidadão mobiliza servidores da administração e da saúde - 12/03/2019

Dando continuidade à Campanha Leão Cidadão, que destina 3% do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) ao Fundo da Infância e do Adolescente – FIA, o prefeito Rosano Taveira e representantes do Ministério Público do RN e da Receita Federal se reuniram, na manhã desta terça-feira (12), no Fórum Tabelião Otávio Gomes de Castro.

A reunião que contou com a presença de servidores das Secretarias de Administração e Recursos Humanos (Searh) e Saúde, além de servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública teve como objetivo reforçar a adesão a Campanha de apoio ao FIA, que tem como finalidade ajudar as instituições da área do município. 

"Queremos formar multiplicadores desta ideia para beneficiar a infância e a juventude de Parnamirim, alavancando essa iniciativa frente a outras secretarias, possibilitando o apoio a mais projetos e cuidados na direção dos nossos cidadãos", disse o Prefeito Rosano Taveira.

A declaração do IRPF à Receita Federal e consequentemente, a adesão à Campanha Leão Cidadão pode ser feita até 30 de março, para quem recebeu vencimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2018.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Parnamirim, Isabelita Garcia, ressaltou que a campanha não trata de uma doação, e sim, de uma destinação. "Ao invés de serem destinados à Receita Federal, esses recursos ficam no município para serem aplicados em favor das políticas sociais para crianças e adolescentes", disse.

Rozicleide Gomes, advogada e técnica do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente -COMDICA, reforçou que a destinação não traz qualquer ônus para o contribuinte. "O contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída. Apenas destina parte do seu imposto ao FIA, e não, ao Tesouro Nacional", disse.

Juíza Ilná Rosado, da Vara da Infância, Juventude e Idosos da Comarca de Parnamirim destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Parnamiirm, através da figura do prefeito Rsoano Taveira. “A prefeitura de Parnamirim tem tido grande importância nesse processo, principalmente o prefeito que tem estado presente em todos eventos o que chama ainda mais a atenção da população”, destacou.

O pagamento é efetuado por meio de um DARF, Documento de Arrecadação de Receitas Federais, que deve ser pago com o Imposto de Renda para o Governo. Serão gerados dois DARFS, um para o Governo e  outro para destinação, limitado a 3% do imposto devido.
Veja o passo a passo AQUI.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+