Prefeitura e BNB discutem programa de energia solar para o município - 27/02/2019

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SEPLAF) introduziu hoje, 27,os diálogos com o Banco do Nordeste (BNB), para investimentos em um programa de micro e minigeração de energia solar, o Parnamirim Solar.

"O objetivo do Parnamirim Solar é incentivar a autoprodução de energia elétrica pelas empresas parnamirinenses, desenvolvendo o mercado e os serviços dessa indústria, com apoio de parcerias", disse Giovani Júnior, Secretário da SEPLAF.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que Parnamirim tem uma incidência solar superior à média do país e da maioria dos países onde a energia solar tem expressiva participação na matriz energética.

Para Luciano Fabrício, gerente geral do BNB Parnamirim, a energia solar como alternativa é um caminho sem volta. "Trata-se de uma tendência mundial e o Brasil também cresce neste sentido. Portanto, o incentivo à energia fotovoltaica em Parnamirim é bom tanto para o seu desenvolvimento quanto para o BNB, que pode atuar mais forte no seu segmento", disse.

A energia solar fotovoltaica é decorrente da conversão direta da luz do sol em eletricidade. O efeito que se chama fotovoltaico decorre da diferença de potência nas extremidades de material semicondutor, devida à absorção da luz. A diferença entre micro e minigeração de energia tem a ver com a potência em quilowatts produzida por uma central de energia elétrica.

Além da economia que pode gerar, a energia solar é renovável e sustentável, isenta de ruídos e resíduos, não exige combustíveis fósseis para operar, tem baixo impacto no ambiente e gera empregos locais durante sua instalação e manutenção. Além disso, diversifica a matriz elétrica, conferindo maior segurança no suprimento e reduz perdas na transmissão e distribuição.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior