Exposição na Uninassau reúne destaques da Educação Infantil - 26/02/2019

Os corredores da Uninassau Parnamirim amanheceram diferentes hoje, 26, cheios de bonecos de pano, cartazes com bordas e purpurina, maquetes e livros mágicos. Mas, calma, nada tem a ver com as prévias carnavalescas. É só mais um dia especial da Educação Infantil em Parnamirim, que entra na avenida dos destaques para comemorar a exposição dos seus portfólios, a EXPO-EI.

No abre-alas do saber desfilam painéis e murais da EXPO-EI. Enquanto isso, nas salas de aula, os educadores fazem os relatos orais de suas vivências. O portfólio detalha planejamento, temas, investimentos, eventos em ordem cronológica, destaques, avaliação do processo ensino-aprendizagem e muitas outras informações pertinentes a este processo.

"Se você não brilha, não venha desbrilhar o meu brilho brilhoso!" Parece até tema de escola de samba, mas é uma espécie de declaração ou grito de guerra de Graça Santos, Coordenadora (e Coaching) da Educação Infantil. Quem vive os bastidores dessa modalidade de ensino, sabe a força disso, a paixão que motiva esses profissionais a irem sempre além.

Prova disso é a própria EXPO-EI. No ano passado, a exposição da Educação Infantil ficou atrelada ao Festival Cultural da Educação Infantil, dificultando um pouco a experiência dos visitantes, que tinham que se dividir entre a plateia e o hall do Cine Teatro Municipal, para poder usufruir dos vários tipos de atividade que aconteciam ao mesmo tempo.

"Nesse ano, decidimos separar os dois eventos. Assim, podemos apreciar melhor cada um dos quarenta e cinco projetos inscritos na Expo-EI que exaltam a dedicação desses professores e os seus efeitos na comunidade escolar", disse a coordenadora Graça Santos.

No bloco da Educação Especial, a professora Jailma Sahavedro, que atua desde 2014 na Sala de Recursos Multifuncionais, destaca a Expo-EI. "Precisamos mostrar o trabalho sério e dedicado que desenvolvemos. É maravilhoso ver a evolução desse trabalho nas escolas ao longo dos anos", disse Jailma, que ensina nas Escolas Augusto Severo e Manoel de Paiva.

Participam da EXPO-EI 2019, promovida pela Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil, 430 professores e 40 coordenadores pedagógicos de Parnamirim e outros municípios.

EDUCAÇÃO INFANTIL TEM MATRÍCULAS ABERTAS

Ainda há vagas abertas para a Educação Infantil em Parnamirim, que neste ano, criou mais de mil oportunidades de matrículas, apenas com a reestruturação da rede de ensino. Além disso, no prédio da antiga Secretaria de Habitação em Santos Reis, está sendo aberto mais um centro infantil.

"A Educação Infantil acredita na sua missão e faz acontecer. Nossos professores não medem esforços, são criativos e promovem programações como a EXPO-EI, que já é mais um sucesso no nosso calendário anual de eventos em prol da educação. Parabéns por compartilhar a riqueza desse trabalho", disse Ana Lúcia Maciel, Secretária de Educação.

Os vinte e dois CMEIS de Parnamirim começaram a receber da Prefeitura Municipal, no final do ano passado, Parques de Brincar. A entrega desses equipamentos continuará ao longo do ano, até que todos os centros infantis possam contar com essa estrutura para suas atividades.

Também é da da Educação Infantil a primeira unidade de ensino público do RN a integrar o Programa de Escolas Associadas da UNESCO, o CMEI Jaci de Castro. Parnamirim tem 12 das 23 escolas públicas e privadas do RN que possuem esta certificação de qualidade.

A UNESCO também conferiu seu selo de qualidade aos projetos inscritos pelos CMEIS Tio Hermes, em Nova Esperança; CMEI Profa. Judith Aguiar, em Bela Parnamirim; CMEI Maria Dilma Lacerda de Lima, em Vale do Sol; CMEI Maria Leonor Freitas, em Monte Castelo; CMEI Eugênia Palhares, em Santos Reis; CMEI Mãe Sinhá em Bela Parnamirim; CMEI Lúcia Maria dos Santos, em Nova Parnamirim;  CMEI Maria do Socorro de Araújo Menezes, em Passagem de Areia.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior