Rio de Leitura traz novidades em primeira formação do ano - 20/02/2019

Eleito o melhor projeto de incentivo à leitura do país, o Rio de Leitura realiza hoje, 20, sua primeira formação anual para mediadores de leitura, no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves.

O convite para navegar nas águas de Carlos Drummond de Andrade também foi estendido a gestores e coordenadores escolares. "É a primeira vez, desde 2010, que nossa formação reúne todos esses profissionais, agradecemos à Secretaria de Educação por viabilizar isso", disse Angélica Vitalino, técnica do projeto.

Mais uma vez, o Rio de Leitura confirma a parceria com a biblioteca móvel do SESC, a BiblioSesc, para disponibilizar seu moderno acervo literário às comunidades no entorno das escolas municipais Maura de Morais, em Emaús; João Gomes, no bairro Liberdade; e Brigadeiro Eduardo Gomes, em Nova Parnamirim.

"Além de permitir que moradores nestes bairros possam realizar o empréstimo do seu acervo literário, as ações da BiblioSesc neste ano contarão com mediação de leitura. O que dizer? Muito obrigada", destacou Angélica Vitalino.

E tem mais novidades. O Carrossel de Leitura, da COSERN, encontrou as águas do Rio de Leitura para realizar um evento especial, previsto para acontecer no Cine Teatro Municipal, dia 21 de março, Dia Internacional da Poesia,  com a presença dos autores José de Castro, Drika Duarte, Júnior Dalberto e Weid Sousa, que escrevem para o público infanto-juvenil. Na ocasião, cem livros serão distribuídos para crianças e bibliotecas do município.

O trabalho do Rio de Leitura nas escolas municipais começa o ano letivo 2019 com uma outra novidade de peso. O professor José Acaci, um dos mais prestigiados cordelistas do RN, retorma o Cordel em Sala de Aula, desta vez, voltado para as escolas Eulina Augusta, em Nova Esperança; José Fernandes, em Monte Castelo; Hélio Galvão, em Vale do Sol; e a Escola Maria do Céu, em Santos Reis.

O Cordel em Sala de Aula prevê a aproximação dos alunos com este universo literário, produção de cordéis pelos próprios discentes, música, promoção da cultura popular e nordestina e oficinas de xilogravura. "É uma alegria assessorar o Rio de Leitura. Será um ano de muito trabalho e produtividade", disse o cordelista Acaci.

Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura

Criado em 2010, o projeto Rio de Leitura vem alcançando reconhecimento nacional por meio de premiações conferidas por instituições de peso que tratam sobre livros e literatura.  Recebeu o prêmio de segundo melhor do país, pela Fundação Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e é um dos três projetos a conquistar o primeiro lugar na avaliação feita recentemente pelo Instituto Pró-Livro.

O projeto tem sede na Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley, que funciona no 1º piso do Cine Teatro Municipal Ver. Paulo Barbosa da Silva, na Cohabinal. Sua atuação, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC alcança todas as 45 escolas da rede municipal de ensino público, onde fomenta o incentivo à leitura junto aos alunos, servidores e pais, promovendo diversos eventos literários nas comunidades.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior