Gestores das UBS participam de capacitação sobre a pessoa idosa - 19/02/2019

Gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Parnamirim participam ao longo de toda esta terça-feira (19) do segundo dia do 1º Encontro com Gestores do SUS do projeto “Apoio à Saúde da Pessoa Idosa”. O encontro segue até a próxima sexta-feira (22), no Hotel Golden Tulip, em Natal e tem como objetivo apoiar a saúde da pessoa idosa realizando consultorias para implementação de uma linha de cuidados a partir do Sistema único de Saúde (SUS).

O evento reúne ainda representantes da Secretaria Municipal de Saúde - SESAD, Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Ministério da Saúde - Minsaúde e Hospital Israelita Albert Einstein, no Hotel Golden Tulip em Natal – RN.

"Esta capacitação tem o intuito de fortalecer uma linha de cuidados à pessoa idosa com apoio dos municípios. A SESAD contribui com a programação compartilhando os avanços construídos no município de Parnamirim, em direção à pessoa idosa", disse Elisabete Carrasco, Secretária de Saúde.

De acordo com Isabelle Albuquerque, coordenadora de Saúde da pessoa Idosa, em um segundo momento serão capacitados enfermeiros, médicos, profissionais das Unidades Básicas de Saúde, no formato para juntamente com os demais construir a Linha de Saúde Idosa de Parnamirim.

“O foco da linha de cuidado é a prevenção. A gente precisa trabalhar com o idoso antes que as complicações aconteçam para o idoso fique mais tempo em condições de vida ativa saudável”, destacou.

Vale lembrar que o Prefeito Rosano Taveira assinou a adesão ao programa "Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa"  em outubro passado, no intuito de promover cuidados ao envelhecimento ativo e saudável da população.

Além disso, Parnamirim é um dos quatorze municípios selecionados pelo Ministério da Saúde na 6ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2018”, promovida pelo Ministério da Saúde do Governo Federal.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro