Prefeitura e Força Aérea articulam projeto sobre Parnamirim na 2ª Guerra - 12/02/2019
O prefeito Rosano Taveira, acompanhado do secretário de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovani Júnior e do Assessor Especial do Turismo Paulo Lopes recebeu a visita, na trade dessa terça-feira (12), do 1º Tenente Daniel Evangelho Gonçalves, historiador do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (Incar) e da 2ª Tenente Rosa, bibliotecária da Ala 10.
A visita teve como objetivo, alinhar os esforços da prefeitura e da Força Aérea em torno do projeto que visa transformar as instalações do antigo Aeroporto Augusto Severo em um centro histórico e cultural que vai contar a história da 2ª Guerra Mundial, como foco na participação de Parnamirim nesse período e da Força Aérea Brasileira, tendo como plano central a Base da Aeronáutica no município.
O prefeito Rosano Taveira destacou a importância do projeto por permitir o resgate e a preservação de um recorte tão importante da história de Parnamirim. “Nossa cidade tem traços fortes desse período na sua cultura, nos seus costumes. Nada mais justo do que mostrarmos não só ao parnamirinense, como para o mundo a nossa identidade histórica e cultural”, disse.
De acordo o Tenente Gonçalves, Parnamirim é uma das cidades que tem mais história patrimonializada fisicamente no Brasil inteiro. Para ele, Parnamirim faz parte da 2ª Guerra Mundial e as construções que existem aqui e a formação da cidade possuem total influência desse período.
“Não foi surpresa nenhuma pra mim poder ajudar em um projeto como esse, porque também essa é a nossa missão, cuidar dos patrimônios da FAB e auxiliar no estreitamento dos laços entre essas vontades mútuas”, destacou Tenente historiador.
Para o secretário Giovani Júnior a Prefeitura de Parnamirim tem o grande pepel de fazer a articulação entre todos os envolvidos para tocar o projeto, demonstrando o interesse que o município tem de que a sua história seja resgatada.
“O que o prefeito Rosano Taveira tem sinalizado é fantástico, mostrando ter sensibilidade para perceber a importância desse projeto. Esse é um projeto de importância inestimada, podendo atrair gente do mundo inteiro, tando pesquisadores, como turistas amantes de história”, declarou o titular da Seplaf.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM