SEMEC dá as boas-vindas aos alunos em sua volta às aulas - 11/02/2019

A abertura oficial do ano letivo 2019 foi realizada hoje, 11, na Escola Municipal Nossa Senhora da Guia em Emaús, que alcançou a nota 7,1 no Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB referente ao ano letivo 2017. No total, dezesseis escolas da rede municipal de ensino público alcançaram o IDEB proposto pelo Ministério da Educação. Para estas, o Prefeito Rosano Taveira garantiu uma bonificação a todos os servidores, no valor total de R$ 200 mil.

"Desejamos boas-vindas aos nossos alunos e muito sucesso em mais um ano letivo. Continuaremos investindo muito mais nos recursos humanos e na estrutura física das nossas escolas, para garantir uma educação cidadã para todos", disse o prefeito Taveira.

Ana Lúcia Maciel, titular da SEMEC, acolheu os alunos com apoio da equipe pedagógica. "Neste dia especial, retomamos nossos projetos no chão da escola para o desenvolvimento dos nossos alunos, reafirmando o compromisso de uma educação de excelência, com apoio de todos que fazem a comunidade escolar, famílias e educadores".

A diretora Mônica Cardoso orientou os alunos sobre as regras da escola. "Para que tudo funcione bem, precisamos cumprir horários, respeitar os professores, ter um bom comportamento e fazer as atividades em sala e em casa", disse a gestora, mostrando animação com a volta às aulas.

O clima de festa foi crescendo com a participação do artista Caio Padilha, que animou os alunos executando canções com sua rabeca. "Só essa alegria já me fez ganhar o dia", disse.

As outras unidades de ensino onde acontecem a abertura oficial do ano letivo são: Escola Manoel Machado em Parque Industrial; Escola Carlos Alberto de Souza, em Passagem de Areia; Escola Ivanira Paisinho, na Cohabinal; e Escola Maria do Céu Fernandes, em Santos Reis.

Para Guilherme Castro, que começou o 7º ano na Escola Municipal Ivanira Paizinho na Cohabinal, a volta às aulas era muito esperada. "É mais um ano para aprender muito e construir meu futuro", disse.

NOVIDADES DA EDUCAÇÃO EM 2019

Parnamirim ganhou mais um Centro Infantil, que vai funcionar no antigo prédio da Secretaria de Habitação em Santos Reis, com 160 novas vagas. Com isso, aumenta para 67 o número de unidades de ensino no município.

O fardamento escolar,  um kit contendo camisetas, calças e tênis, será entregue nesta primeira semana de aulas,

Todas as 45 escolas da rede municipal de ensino público receberam bebedouros novos e os 22 centros infantis receberam fogões industriais e estão recebendo parques de brincar. Todas as unidades de ensino tiveram utensílios de cozinha renovados.

Quatrocentos e sessenta computadores serão entregues aos laboratórios de informática e ambientes na escola até o final do semestre.

O pagamento dos professores é feito em dia, com garantia do piso salarial e a convocação de mais 19 aprovados no concurso público de 2015. A SEMEC está selecionando estagiários para auxiliar os professores em sala de aula. Os currículos devem ser deixados na sede da SEMEC.

A rede municipal de ensino público passou por uma reestruturação para atender a uma demanda reprimida de mais de cinco mil matrículas e irá implantar, pela primeira vez neste ano, a modalidade da Educação de Jovens e Adultos nos três turnos escolares, matutino, vespertino e noturno. Até o ano passado, a oferta de vagas para EJA era apenas para o período noturno.

Parnamirim possui 12 escolas públicas entre as 23 escolas públicas e privadas  do Rio Grande do Norte que receberam o selo PEA/UNESCO 2018. Além disso, o município foi o primeiro do estado a conquistar em 2017, por meio de uma escola pública, o Centro Infantil Jaci Ferreira de Castro, em Moita Verde, este selo de qualidade, passando a integrar a segunda maior rede de escolas associadas do mundo.

De acordo com o Secretário de Obras, Albérico Júnior, as escolas municipais recebem obras de manutenção constantemente para garantir maior comodidade aos alunos. E a partir de maio, será feita a ampliação em vinte e oito salas de aula para atender a uma demanda reprimida por matrículas. A reestruturação da rede prevê ampliar o número de matriculados em cinco mil.

"Além disso, estamos  realizando uma reforma elétrica para dar suporte à instalação de ar-condicionado em todas as unidades de ensino", disse Albérico Júnior. A previsão é de que a instalação dos 230 aparelhos de ar-condicionado seja iniciada neste primeiro semestre.

Até o momento, foram realizadas para 2019, 24.359 matrículas na rede municipal de ensino, sendo 5.998 na Educação Infantil, 9.716 no Fundamental I, 8.041 no Fundamental II e 604 na Educação de Jovens e Adultos. Ainda há vagas abertas, para saber mais informações, os interessados devem procurar o departamento do Censo Escolar na SEMEC.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior