Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Secretarias capacitam servidores sobre caderneta de saúde do idoso - 07/02/2019

As Secretarias Municipais de Saúde (Sesad) e de Assistência Social (Semas), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram, na manhã desta quinta-feira (7) mais uma rodada de capacitação com as equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

A capacitação teve como foco a implantação da Carteira de Saúde da Pessoa Idosa e do projeto Linha de Cuidado da Pessoa Idosa, para o qual o município foi convidado pelo próprio Ministério da Saúde para implementar as suas ações.

A palestra, realizada no Auditório Clênio José, localizado no Parque Aluízio Alves, foi ministrada pelo professor Álvaro Campos, do Departamento de Fisioterapia da UFRN. Segundo ele, a Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento, que está sendo difundido pelo MS para qualificar o processo de avaliação e manejo da pessoa idosa.

“A carteira já existe há alguns anos e em virtude de todo o contexto social e da importância em relação ao tema do envelhecimento no país, o ministério está começando a direcionar o seu olhar com mais ênfase para essa parcela da população, e tudo isso passa pelo bom uso da caderneta”, explicou.

Ainda de acordo com o professor da UFRN e coordenador do Poeva, outro projeto de destaque voltado para a pessoa idosa em ecodesenvolvimento no município, a caderneta permite uma avaliação multidimensional do idoso, que contempla desde informações sociais, da familiares, de saúde, de condições físicas, até mesmo avaliações sobre dores, quedas e cirurgias realizadas pela pessoa idosa.

“A partir das informações que forem geradas pelo preenchimento das cadernetas a lógica é que se passe para uma outra etapa que é a formulação de políticas específicas com as informações que foram geradas pela caderneta. Nesse contexto, a Linha de Cuidado deverá trabalhar na perspectiva das demandas que forem identificadas a partir do preenchimento da caderneta”, complementou o profissional.


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+