Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura e UFRN dialogam sobre abertura de especialização no município - 04/02/2019

O prefeito Rosano Taveira recebeu, nesta segunda-feira (04), o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Gilson Torres, que propôs a abertura de uma especialização, voltada para profissionais da rede municipal de saúde, na área de enfermagem em dermatologia. O objetivo é explorar todas as potencialidades do Centro Especializado de Tratamento de Úlceras Crônicas (CETUC), inaugurado em 2018 em Parnamirim. Acompanharam a reunião, o especialista do CETUC, Mario Lins, o professor da UFRN, Francisco Haroldo, e a vereadora Ana Michele. 

A especialização terá duração de 16 meses com início para junho de 2019 e comportará de 30 a 50 pessoas. O prefeito manifestou total apoio à especialização. "Temos total interesse em capacitar os nossos profissionais. O CETUC é o centro de referência no estado e tem tudo para se tornar referência no país", confirmou Rosano Taveira.

O professor Gilson Torres é um dos maiores estudiosos no assunto. "Cuidar de uma pessoa lesionada e crônica não é só cuidar de curativos, por isso é importante qualificar a rede para disponibilizar à população um atendimento de qualidade", afirmou o professor. 

Além da especialização, foram propostas ações pontuais como um projeto de extensão universitária para 2019 "Assistência às pessoas com feridas baseada em protocolo na atenção primária à saúde de Parnamirim", a pesquisa em andamento "Atenção à saúde de pessoas com úlcera venosa: proposta de avaliação e intervenção multidimensional" iniciada em 2016 e a disponibilização de treinamentos e capacitações para todos os profissionais da rede de saúde. 

O CETUC é uma parceria da prefeitura com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A equipe de atendimento é formada por profissionais, entre enfermeiros especializados em tratamento de feridas crônicas, médico vascular e nutricionistas.

Atualmente, 350 pacientes são atendidos pelo Centro, com a possibilidade de ampliação para 750 após a ampliação e qualificação dos profissionais da rede. "Venho aqui reforçar a fala do professor Gilson, mostrando total apoio e colaboração", disse o especialista do CETUC, Mário Lins.

A vereadora Ana Michele intermediou a conversa. "O CETUC é um centro pioneiro no estado do Rio Grande do Norte. Tem tudo para despontar e tornar-se uma referência nacional", falou. 


Postado Por: Kassandra Merielli Lopes Lima
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+