Saúde e Educacão promovem 1ª Oficina de Saúde Escolar - 30/01/2019

As Secretarias Municipais de Saúde e Educação promovem hoje, 30, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN, Campus Parnamirim, a 1ª Oficina de Saúde Escolar.

"Parnamirim tem muito potencial para oferecer serviços de saúde desde os bebês até aos idosos, e as escolas são um excelente canal para aproximação desses serviços junto às famílias", disse a titular da pasta da Saúde, Elisabete Carrasco.

A ideia desta oficina é explicar melhor o programa Saúde Escolar, que existe desde 2007 no município, a enfermeiros, dentistas, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, gestores e vice-gestores escolares do município e do estado. Em outro momento, a mesma oficina irá contemplar os agentes municipais de saúde.

Para isso, serão apresentadas as diretrizes, objetivos e metas do Programa, concluída a renovação da adesão das escolas e formados os grupos de trabalho intersetoriais.

"Convocamos nossos profissionais a abraçarem esta causa, que é maior do que ir à escola dar uma palestra, mas consiste em um plano de trabalho contínuo para cuidar de cada criança e também das suas famílias, a partir da escola", disse a Secretária de Saúde.

Para Evando Costa, Coordenador de Desenvolvimento da Gestão Escolar, a presença de profissionais de saúde na escola é essencial. "Se o aluno está com problemas de saúde, sua aprendizagem fica comprometida. Ter orientações e dar encaminhamentos para atender a necessidades desse tipo, é muito importante", disse.

De acordo com Elisabete Carrasco, ações de combate à dengue e saúde ocular na escola são exemplos de iniciativas do Programa Saúde Escolar que têm dado resultado muito positivo, contribuindo para maior qualidade de vida aos parnamirinenses.

Outras ações incluem prevenção ao uso de álcool e drogas, saúde bucal com aplicação de flúor, atualização da situação vacinal, prevenção à obesidade infantil e promoção de atividades físicas e de lazer na escola.

"O objetivo é que pelo menos uma vez por semana, profissionais de saúde promovam o programa Saúde Escolar, alinhados à dinâmica de atividades já planejadas pela comunidade escolar", encerrou a enfermeira Kárcia Castro.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior