Turismo prevê seleção de projetos arquitetônicos por meio de concurso - 29/01/2019

A Prefeitura de Parnamirim prevê a realização de concursos públicos à nivel nacional para a seleção de projetos de arquitetura e urbanismo voltados ao melhoramento de várias áreas no município.

Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Parnamirim - SEPLAF, estiveram reunidos hoje, 29, com Fabrício Amorim,  vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no estado , IAB/RN, para as primeiras providências.

"A iniciativa é inovadora. Aqui no RN temos poucas referências, porém de grande sucesso, de projetos arquitetônicos escolhidos por concurso público. O próximo passo será fazer o levantamento de quais áreas podem ser incorporadas nestes projetos", disse o arquiteto Fabrício Amorim.

Dentre estas possibilidades, está sendo discutida, a criação de um calçadão em Pium e um pórtico na Rota do Sol.

"A ideia é que estes projetos arquitetônicos e urbanísticos melhorem a fluidez e a acessibilidade das pessoas, favoreçam as atividades econômicas e atendam as necessidades dos munícipes", disse o titular da SEPLAF, Giovani Júnior.

De acordo com Paulo Lopes, Assessor Especial do Turismo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/RN também irá reforçar esta parceria com a Prefeitura Municipal que viabilizará a elaboração de projetos arquitetônicos que demandem a contratação de profissionais por meio de concursos públicos.

A elaboração do termo de convênio deverá sair neste primeiro trimestre, definindo os próximos passos.

"O papel da arquitetura é maior do que simplesmente uma intervenção urbanística, é sociocultural, reforça a identidade local e resulta em melhoramentos urbanísticos, paisagísticos e de qualidade de vida. A realização de concursos públicos neste sentido será uma inovação por parte da gestão municipal, fortalecendo o desenvolvimento do Turismo em Parnamirim", encerrou Paulo Lopes, Assessor Especial do Turismo.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior