EJA será oferecida para todos os turnos escolares em 2019 - 08/01/2019
Pela primeira vez em Parnamirim, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, vai oferecer aulas na modalidade Educação para Jovens e Adultos - EJA, no turno matutino e vespertino. Até o ano passado, essas aulas aconteciam apenas no período noturno.
Além disso, a SEMEC está reordenando turmas para corrigir a distorção no fluxo entre idade e série na rede municipal de ensino, que chega a 44% entre alunos do 6º ao 9º Ano.
"Com essa inovação, queremos ampliar a EJA e contribuir para o progresso dos alunos que se encontram nessa distorção idade-série do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental", disse Ana Lúcia Maciel, titular da SEMEC.
Júlio Araújo, Coordenador Pedagógico da SEMEC, explica que além das turmas regulares, haverá EJA pela manhã na Escola Municipal Nestor Lima e à tarde na Escola Carlos Alberto de Souza, em Passagem de Areia, para alunos de até 17 anos de idade, que estejam em atraso escolar.
Também haverá turmas de EJA pela manhã na Escola Maria do Céu Fernandes, em Santos Reis. "Essas são as três escolas do município que têm o maior número de alunos em distorção idade/série, de acordo com o censo escolar", disse o Coordenador Júlio Araújo.
Haverá ainda, turmas de correção de fluxo idade/série para 4° e 5° ano, a previsão é que este trabalho continue sendo realizado em doze escolas da rede.
Alunos de 15 a 17 anos de idade poderão se matricular na EJA III, que corresponde aos 6º e 7ºs anos ou na EJA IV, que corresponde aos 8ºs e 9ºs Anos. A EJA para o turno noturno continuará sendo oferecida em oito escolas.
Por se tratar principalmente de uma novidade no município, as unidades de ensino receberão acompanhamento e capacitação pela equipe técnica pedagógica da SEMEC, ao longo do ano, para acompanhar estas mudanças na EJA e nas turmas de correção de fluxo, que irão favorecer a educação no município.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM