Semana irá promover debates e orientações sobre o Autismo - 03/01/2019
Uma lei municipal sancionada pelo Prefeito Rosano Taveira instituiu no Calendário Oficial de Eventos em Parnamirim, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser comemorada a partir do dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A ideia é promover maiores cuidados aos portadores do Transtorno do Espectro Autista.
No ano passado, aproximadamente setenta alunos com autismo foram matriculados na rede municipal de ensino público. A Semana de Conscientização do Autismo promoverá orientações e debates que ajudarão a antender melhor as pessoas com autismo, seja nas escolas ou no âmbito do município, de uma forma geral.
"Os alunos portadores de autismo contam com o apoio de professores bem orientados por meio do Projeto Agir, que esclarece aspectos legais e compartilha vivências pedagógicas relacionadas aos portadores de necessidades especiais", disse a titular da Educação, Ana Lúcia Maciel.
Apesar de afetar a comunicação, aprendizado e adaptação do indivíduo, o autismo não compromete seu desenvolvimento físico.
"O autista se comporta socialmente de uma forma mais isolada, tendo dificuldades em firmar relações sociais e afetivas", disse Myrian Juliasse, Gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC.
Para as ações referentes à Semana Municipal de Conscientização do Autismo, o Poder Executivo poderá realizar convênios através da Secretaria Municipal de Saúde - SESAD e a SEMEC, em parcerias com as entidades sociais envolvidas, visando à promoção de cursos e treinamentos para seus profissionais.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM