Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde realiza mutirão de cirurgias de mama na Maternidade Divino Amor - 14/12/2018

Com o objetivo de reduzir a demanda de cirurgias eletivas, a Secretaria de Saúde de Parnamirim promoveu neste sábado, 15, um mutirão de cirurgias de mama em sete mulheres e um homem, na Maternidade Divino Amor. De acordo com a secretária de Saúde, Elizabete Carrasco, a meta é realizar 300 cirurgias até o final do mês. “Desde que retomamos os procedimentos – em outubro – estamos realizando uma média de 100 cirurgias por mês”, informou a secretária.

O diretor da Maternidade Divino Amor, Deoclécio Marques de Lucena Filho, já foram realizados três mutirões e até dezembro será feito mais um. “Vamos fazer um mutirão só de histerectomia e assim fecharemos os 300 procedimentos que havíamos programado”, explicou o médico.

Os mutirões tem como proposta reduzir a demanda reprimida, que hoje gira em torno de 600 pacientes. “Temos apenas dois centros cirúrgicos e o número de partos aqui é alto. Por isso, montamos os mutirões para realizarmos os procedimentos aos sábados, quando o movimento é menor”, disse Elizabete Carrasco.

Ana Beatriz Ananias da Silva, 19 anos, moradora no Parque de Exposição descobriu um nódulo na mama, enquanto fazia o autoexame durante o banho. “Levei um susto, chamei minha mãe e fomos ao posto de saúde. Depois de todos os exames, marcaram minha cirurgia para hoje e se Deus assim permitir correrá tudo bem”, diz a paciente.

Daniel Freire, 27, morador de Cotovelo, descobriu o nódulo ao treinar jiu-jitsu. “Senti um desconforto e ao passar as mãos no peito, senti o nódulo. Fui ao posto de saúde e me encaminharam para vários exames. E, hoje vou fazer a cirurgia. Estou confiante”, disse o paciente.

Verônica Alves Pereira, 26, de Nova Parnamirim, solteira, também foi uma das pacientes selecionadas para a cirurgia. “Estou com medo, mas sei que estarei em boas mãos. Me acolheram bem desde que descobri o nódulo. Não tenho o que reclamar”, disse.

Elizabete Carrasco revelou que a partir do próximo ano, a Maternidade Divino Amor passará a contar com mais um centro cirúrgico. “Com a reforma, vamos ampliar a maternidade e poderemos aumentar o número de cirurgias aqui”, disse a secretária.

 


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+