Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeito Taveira recebe mais um prêmio nacional do Rio de Leitura - 14/12/2018

O projeto "Rio de Leitura" tá quase mudando seu nome para "Rio Premiado de Leitura". Brincadeiras à parte, o projeto que sonha com uma cidade de leitores a partir da escola pública, fez hoje, 14, a entrega simbólica ao Prefeito Rosano Taveira, da última prêmiação nacional conquistada neste ano, conferida, desta vez, pelo Instituto Pró-Livro.

No café da manhã organizado pelos mediadores de leitura no Parque Aluízio Alves, o Prefeito Rosano Taveira disse que esta premiação é mais um presente que o município recebe em seus 60 anos de emancipação política, que serão comemorados na próxima segunda-feira, 17. E garantiu que a construção de uma nova biblioteca municipal também será um marco da sua gestão, em favor da educação em nosso município.

Para a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel, a formação de leitores é capaz de contribuir para uma sociedade mais humana e desenvolver inúmeras habilidades no desenvolvimento dos alunos.

"Nossas bibliotecas escolares, presentes em todas as escolas, são um espaço vivo de formação da consciência e motor da imaginação e criatividade, resultado do trabalho dos professores mediadores de leitura. Por isso, teremos toda atenção na escolha desses profissionais que são fundamentais para novos avanços deste projeto", disse.

 

PARNAMIRIM, UM RIO QUE FLUI PARA O MAR DA LEITURA

Entre tantos ilustres escritores presentes ao evento de hoje, um  dos personagens que ganhou destaque foi um aluno da Escola Municipal Joana Alves, em Cajupiranga.
Sílvio Ernesto, 13 anos, começa a dar seus passos como escritor. Gosta de poesias e cordéis e é fã de José Acaci, um de nossos expoentes neste assunto. "Tenho descoberto boas leituras a partir da biblioteca escolar", diz ele, que sonha com a publicação do seu primeiro livro.

Em outro momento comovente, a assessora Aracy Gomes homenageou o escritor Geraldo Tavares, primeiro a sonhar com o Rio de Leitura e se lançar corajosamente por suas águas.
A manhã também foi coroada por versos entregues pela escritora Ana Cláudia Trigueiro, a respeito da trajetória vencedora do Rio de Leitura:

"E pensar que tudo começou em um pequeno porto à beira de um rio simples, sem pompas, nem ventania. Bastou a primeira lufada de vento, para que o barquinho abrisse as velas e navegasse, determinado a cumprir seu destino. 45 portos pela frente.

O que o futuro reservará ao projeto? A correnteza continua forte, mas as velas estão abertas. Se o vento soprar, ele zarpará. E mais crianças terão a oportunidade de conhecer o vasto mundo da leitura". 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+