Educação Especial relata experiências exitosas no município - 06/12/2018

Quando os professores dos alunos portadores de necessidades especiais se reúnem, há sempre emoção e alegria com o relato da superação dos preconceitos e da vitória sobre os desafios desta modalidade de ensino que atende a mais de 700 crianças no município.

Foi assim hoje, 6, quando muitos apresentaram suas vivências a partir deste tema no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves.

"A educação especial em nosso município conta com o apoio de professores e gestores escolares excelentes, que estão envolvendo toda a comunidade com ações transformadoras, relatadas neste encontro que comemora essa valorosa parceria", disse a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.

Na ocasião, foram certificados os estagiários que receberam formação para o trabalho como Auxiliares da Inclusão em sala de aula e os professores que ministraram os cursos.

A gestão Rosano Taveira tem investido para dar suporte às demandas específicas dos alunos portadores de necessidades especiais na rede pública, a partir do suporte das salas de recursos multifuncionais e da capacitação de professores e estagiários para o trabalho com este público. Os projetos desenvolvidos pelos educadores são surpreendentes.

Na Escola Mul. Adm. Josafá Sisino Machado, em Emaús, um projeto do 8º Ano colocou todo mundo para sentir um pouco o que é uma limitação de alguém que é portador de necessidades especiais, a partir de jogos aplicados em uma feira de ciências. O resultado foi o aumento da colaboração e da participação de toda a escola, para a educação especial.

Um programa de rádio na Escola Municipal Carlos Alberto, em Passagem de Areia, colocou no ar, um programa que tinha em sua apresentação dois alunos, sendo um deles, portador de necessidades especiais. O carinho e o envolvimento da comunidade escolar foi um sucesso de audiência.

"A diversidade, criatividade e originalidade deste projetos voltados para a educação especial exigem de nós que eles sejam compartilhados, socializados, reforçando a importância da inclusão e a qualidade na aprendizagem dos nossos alunos", encerrou Myrian Juliasse, Gerente de Desenvolvimento da Educação Especial.

Participaram do evento de hoje, representantes das escolas municipais Raimunda Maria e Dep. Erivan França, em Pium; Homero Dantas, em Boa Esperança; Esc. Josafá Sisino, em Emaús; Nestor Lima, Osmundo Faria, Manoel de Paiva e Carlos Alberto, em Passagem de Areia; Escola Carlos Alberto, Esc. Eulina Augusta, em Nova Esperança; e Brigadeiro Eduardo Gomes em Nova Parnamirim.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior