Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Cajuada celebra alto nível das ações literárias em Cajupiranga - 30/11/2018

Você conhece o traço das ilustrações, a sensibilidade da escrita de André Neves? Já leu Auta de Souza? Pois os alunos da Escola Municipal Prof. Edmo Pinheiro Pinto, em Cajupiranga, estão atravessando os séculos na vivência com a obra desses autores, numa batida que mistura o melhor da literatura clássica com a contemporânea, ao sabor do caju. 

"A Cajuada Literária dá prosseguimento à leitura conjunta de textos e poemas destes dois autores, iniciada em agosto passado, na inauguração da biblioteca escolar André Neves, que contou com a presença do próprio autor", disse a mediadora de leitura Laíse Nóbrega.

A mediadora de leitura Francisca de Assis dá os últimos retoques para a entrada dos personagens em cena. Numa programação bonita de viver, danças, poemas, dramatizações mostraram a conexão dos alunos com uma proposta literária ousada e substancial. 

"Estou amando interpretar a personagem principal de livro A Caligrafia de Dona Sofia, de André Neves. Amei esse livro e as ilustrações, principalmente o jeito como o autor desenha o nariz para os personagens", disse a aluna Bárbara Marques, do 2º ano B.

"Parnamirim há muito tempo é referência para o nosso estado com o projeto literário que transforma vidas na comunidade escolar. Na gestão Rosano Taveira, esse reconhecimento tem alcançado outro patamar, à nível nacional", disse o gestor da Escola Edmo Pinheiro, Luciano Leite.

O projeto ao qual o gestor Luciano se refere é "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", reconhecido neste ano como o segundo melhor do país, voltado para crianças e jovens, pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil - FNLIJ e que é mais uma vez finalista no prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro - IPL. No ano passado, o Rio de Leitura foi eleito um dos dez melhores projetos de incentivo à leitura do Brasil, pelo IPL.

"Toda essa entrega à literatura na escola não é algo que acontece apenas por ocasião de um evento como este, e sim, uma experiência vivenciada todos os dias, com professores dedicados e alunos que apresentam sempre melhores resultados com a leitura", encerrou o gestor Luciano Leite.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+