Cajuada celebra alto nível das ações literárias em Cajupiranga - 30/11/2018
Você conhece o traço das ilustrações, a sensibilidade da escrita de André Neves? Já leu Auta de Souza? Pois os alunos da Escola Municipal Prof. Edmo Pinheiro Pinto, em Cajupiranga, estão atravessando os séculos na vivência com a obra desses autores, numa batida que mistura o melhor da literatura clássica com a contemporânea, ao sabor do caju.
"A Cajuada Literária dá prosseguimento à leitura conjunta de textos e poemas destes dois autores, iniciada em agosto passado, na inauguração da biblioteca escolar André Neves, que contou com a presença do próprio autor", disse a mediadora de leitura Laíse Nóbrega.
A mediadora de leitura Francisca de Assis dá os últimos retoques para a entrada dos personagens em cena. Numa programação bonita de viver, danças, poemas, dramatizações mostraram a conexão dos alunos com uma proposta literária ousada e substancial.
"Estou amando interpretar a personagem principal de livro A Caligrafia de Dona Sofia, de André Neves. Amei esse livro e as ilustrações, principalmente o jeito como o autor desenha o nariz para os personagens", disse a aluna Bárbara Marques, do 2º ano B.
"Parnamirim há muito tempo é referência para o nosso estado com o projeto literário que transforma vidas na comunidade escolar. Na gestão Rosano Taveira, esse reconhecimento tem alcançado outro patamar, à nível nacional", disse o gestor da Escola Edmo Pinheiro, Luciano Leite.
O projeto ao qual o gestor Luciano se refere é "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", reconhecido neste ano como o segundo melhor do país, voltado para crianças e jovens, pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil - FNLIJ e que é mais uma vez finalista no prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro - IPL. No ano passado, o Rio de Leitura foi eleito um dos dez melhores projetos de incentivo à leitura do Brasil, pelo IPL.
"Toda essa entrega à literatura na escola não é algo que acontece apenas por ocasião de um evento como este, e sim, uma experiência vivenciada todos os dias, com professores dedicados e alunos que apresentam sempre melhores resultados com a leitura", encerrou o gestor Luciano Leite.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM