Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Escolas recebem convidado de peso na literatura nacional - 30/11/2018

Um dos nomes mais festejados da literatura potiguar, destaque nacional por sua obra e que ocupa a cadeira que pertencia ao saudoso Patativa do Assaré na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Antônio Francisco, participou de eventos literários ontem, 29, em escolas da rede municipal de ensino público.

Pela manhã, o poeta popular e cordelista esteve na Escola Manoel Machado, no Parque Industrial, celebrando o tema proposto, "Proseando com Antônio Francisco". Como sempre, a performance deixou o público boquiaberto por horas a fio, celebrando o livro.

De acordo com Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura",  o escritor, acompanhado do escritor e também cordelista José Acaci, ampliou o vocabulário das crianças introduzindo palavras do sertão e se apresentando em versos de ritmo cadenciado.

A apresentação de Antônio Francisco e sua obra foi apresentada inicialmente por uma criança que chegou em seu meio de transporte preferido: a bicicleta.  Para um público que também contava com mães do Clube de Leitura da escola, o escritor a todos emocionou.

Já pela tarde, na Escola Homero Dantas, em Boa Esperança, Antônio Francisco, que também é xilógrafo e compositor, participou de um chá das letras.

Para Angélica Vitalino, do Rio de Leitura, o evento também promoveu uma experiência estética de qualidade indiscutível. "A escola toda cheirava a flores do sertão, decorada com bicicletas, cactos e versos de Antônio Francisco, homem simples, de grande sabedoria e inteligência linguística, dono de uma memória extraordinária, foi homenageado com a leitura das crianças da Educação Infantil ao 5º ano", disse.  

Quando uma escola é comprometida com a formação de leitores? Talvez a resposta se dê melhor com um exemplo palpável de professores que acreditam que a formação de um indivíduo letrado só acontecerá se ambientes favoráveis à aquisição de leituras estiverem a seu alcance. Assim avança o trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, com seu premiado projeto Rio de Leitura, formando uma cidade de leitores.

 

 

 

 

Colaboração: Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+