Prefeitura e MPRN promovem cultura de paz nas escolas - 29/11/2018
Você sabia que existe um convênio entre a Prefeitura de Parnamirim e o Ministério Público do Rio Grande do Norte - MPRN, atuando nas escolas no sentido de resolver conflitos entre pais e filhos, funcionários e gestores, por uma cultura de paz e desenvolvimento humano? Estamos falando do Núcleo de Práticas Restaurativas - NPR.
Uma série de quatro formações para vinte e cinco facilitadores que trabalham com as Práticas Restaurativas nas escolas foram realizadas desde o último dia 22 de novembro até hoje, 29, no auditório do MPRN. Quem encabeça as formações para este trabalho é o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do RN - NUPA.
"Esse convênio entre Prefeitura e Ministério Público para promover as Práticas Restaurativas garante apoio logístico e a formação anual para servidores da educação que atuam como facilitadores na resolução de conflitos nas escolas", disse Ana Lúcia Maciel, titular da Educação no município.
De acordo com Rosilene Ferreira, coordenadora do NPR, o resultado desse investimento melhora os ambientes de trabalho e as relações familiares. "O Núcleo de Práticas Restaurativas da SEMEC vai acompanhar esta turma de facilitadores que está recebendo capacitação para o atendimento nas escolas, onde atuarão como multiplicadores dessa iniciativa, mediando conflitos por meio de diálogos", encerrou a coordenadora Rosilene Ferreira.
Neste ano, a atuação do Núcleo de Práticas Restaurativas nas escolas da rede municipal de ensino público em Parnamirim, promoveu 54 círculos de diálogos ou resolução de conflitos, em vinte e duas escolas da rede, atendendo a 449 pessoas entre pais, alunos, gestores e funcionários.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM