Prefeitura cumpre meta constitucional para investimentos na educação - 27/10/2018
Buscando aperfeiçoar o serviço oferecido pela Educação no município de Parnamirim, o Prefeito Rosano Taveira vem investindo aproximadamente R$ 51 milhões no setor ao longo do ano, cumprindo até dezembro próximo, o que define o Artigo 212 da Constituição Federal, ou seja, que ao menos 25% da receita resultante de impostos seja direcionada à manutenção e desenvolvimento do ensino. Essa meta poderá ser ultrapassada.
"Além de oferecer a formação continuada e promover a valorização dos nossos educadores, a Prefeitura está realizando um grande investimento na estrutura física das escolas, o que inclui a climatização de todas as salas de aula até o final do primeiro semestre de 2019", disse a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.
Para inaugurar esta nova era com salas de aula e ambientes climatizados nas 45 escolas e 22 centros infantis do município, a Prefeitura avança num cronograma de reforma elétrica nas unidades de ensino para instalar 230 aparelhos de ar-condicionado até o final de junho de 2019.
Dentre outros equipamentos que a Prefeitura está adquirindo para as escolas estão 460 computadores, sendo que a metade deles será entregue até o final do ano e a outra metade, no início de 2019.
Também foram entregues às escolas neste ano, 35 refrigeradores e 46 bebedouros. Além disso, até março de 2019, cada um dos 22 Centros Infantis irá receber os parques de brincar, cinco deles, inclusive, já foram instalados. Os alunos também estarão com fardamentos novos para começar o próximo ano letivo.
Para avançar na consolidação de um projeto de educação cidadã a partir das escolas da rede municipal, a Prefeitura investiu na aquisição de seis mil Cartilhas Cidadania de A a Z do Programa Brasileiro de Educação Cidadã - PROBEC, uma iniciativa do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais - NAPS, vinculado ao TJRN - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Já as obras de manutenção e reforma nas escolas seguem seu cronograma em ritmo avançado . De acordo com o Secretário de Obras, Albérico Júnior, estão sendo realizadas obras hidráulicas, troca de postes desgastados, manutenção de pilares e vigas, instalação de portas e portões, grades e concertinas, dobradiças e fechaduras, pintura em geral, forro de gesso ou pvc, criação de novos ambientes e até impermeabilização com manta asfáltica. A meta é concluir tudo em março de 2019.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM