Município recebe certificado de adesão "Amigo da Pessoa Idosa" no DF - 27/11/2018

A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS participa em Brasília - DF, do Seminário Nacional "Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa", que começou ontem, 26 com a entrega do certificado de adesão ao selo "Município Amigo da Pessoa Idosa", a trezentos municípios. A programação do Ministério do Desenvolvimento Social segue até amanhã, 28.

A implementação da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa se efetiva por meio da conquista sucessiva de selos pelos municípios, começando por este selo da adesão à estratégia.

Ao todo, o programa contém cinco fases, incluindo termos como a criação ou o fortalecimento dos conselhos municipais da pessoa idosa, capacitação dos servidores e o desenvolvimento de um plano de ação.

O Prefeito Rosano Taveira assinou a adesão ao programa "Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa" no último dia 1º de outubro, em meio às comemorações pelo Dia Internacional do Idoso, no intuito de promover cuidados ao envelhecimento ativo e saudável da população.

Presente ao evento em Brasília, Thiago Fernandes, Assessor Técnico da SEMAS, comemora o recebimento do certificado de adesão ao Selo. "Em Parnamirim, temos desenvolvido um trabalho que tem implantado novos serviços e aperfeiçoados os já existentes, fortalecendo o atendimento destinado à pessoa idosa pela rede municipal", disse.

Elisabete Carrasco, Secretária Municipal de Saúde, que também participa da programação como Presidente do Conselho Municipal do Idoso, destaca a importância do evento. "Este seminário viabiliza debates sobre temas relevantes e atuais que favorecem ao aprimoramento desta nova política pública que está sendo implantada no Brasil e no município de Parnamirim", disse.

A entrega do certificado de adesão realizada em Brasília foi o primeiro passo para obtenção do Selo Município Amigo da Pessoa Idosa. Em seguida vêm a conquista dos selos Plano, Bronze, Prata e Ouro, que fazem referência à evolução do programa, partindo das etapas de capacitações e diagnósticos, passando pela criação do Plano Municipal da Estratégia, até a realização de ações efetivas para melhoria da vida dos idosos.

Postado Por: Aldo Peixoto Junior