Escola de Música do município conta com novo maestro - 26/11/2018
A Escola de Música Eptácio Leopoldino da Prefeitura de Parnamirim passa a contar com um novo diretor, o músico e maestro Geraldo França. Para França, o convite do prefeito Rosano Taveira veio com muita felicidade, que segundo ele, pretende honrar com esforço e muito trabalho.
E o novo maestro já vem como novos projetos. Um deles é a retomada da Banda de Música Trampolim da Vitória, que estava com as atividades paradas. Outra iniciativa que o maestro pretende colocar em prática é a criação de bandas de música nas escolas do município e também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“Inicialmente vamos dar andamento aos trabalhos que já estavam iniciados, mas aos poucos vamos incrementando, trazendo novas idéias e novos projetos”, adiantou o maestro.
A Escola de Música do município conta atualmente com 250 alunos matriculados. Para as turmas de 2018, a escola já soma mais de 800 inscritos. La os alunos podem ter aulas de diferentes instrumentos, principalmente os de sopro e de percussão, mas ainda há espaço para violão e teclado, modalidades instrumentais que serão acrescentadas a parir de 2019.
Trabalho Social
Com mais de 60 anos de atuação no mundo da música, o maestro Geraldo França é bastante conhecido, no município, por dar oportunidade a jovens músicos, através da Filarmônica Reis Magos.
A orquestra conta com integrantes engajados, moradores de comunidades e apresentam repertório eclético, que vai do clássico ao popular.
Mantida com apoios, a orquestra existe há mais de cinco anos e tem como missão oferecer uma oportunidade única aos jovens, principalmente do litoral de Pium - onde acontecem as aulas, que aprendem ali a tocar seu primeiro instrumento.
É o caso de Yuri Rodrigues, de 17 anos, para quem a oportunidade se estendeu a um intercambio cultural, de um ano no Peru. Destaque no saxofone, o menino nascido e criado na comunidade passou uma temporada fora do país, retornando no segundo semestre de 2016.
“Para mim esse projeto é maravilho. Traz muitas possibilidades e nos tira da ociosidade. E além de aprender tocar um instrumento, essa pode ser uma abertura de portas para uma profissão”, conta o rapaz orgulhoso.
Já Christiane Stephany, de 19 anos, aprendeu inicialmente a tocar clarinete, mas mantinha dentro de si uma paixão pelo som do saxofone. Sem ter o instrumento disponível na banda, a jovem musicista resolveu trabalhar e contou com a ajuda da mãe para conseguir comprar um saxofone usado.
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM