Saúde capacita sobre atendimento às vítimas de violência - 27/11/2018
A Secretaria Municipal de Saúde - SESAD promove hoje, 27, uma capacitação voltada ao acolhimento e atendimento às pessoas em situação de violência. A programação direcionada a multiprofissionais da rede de atenção básica da Saúde e Assistência Social acontece no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo Agnelo Alves.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESAP, será apresentado um perfil epidemiológico da violência no Rio Grande do Norte, destacando a importância da ficha de notificação das violências.
De acordo com Sonia Fernandes, técnica da área de saúde da mulher da SESAP, a capacitação também terá foco na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e na legislação nacional referente ao enfrentamento da violência, destacando os caminhos para o atendimento às vítimas.
Vitória Régia Cavalcanti, coordenadora do Serviço Social na Maternidade do Divino Amor, disse que essa capacitação é fundamental para o atendimento humanizado às pessoas que tiveram seus direitos violados em relação a problemas de violência.
A assistente social Lorrayne Vieira ressaltou que a Maternidade do Divino Amor é referência no atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência, enquanto as Unidades de Pronto Atendimento - UPA´s fazem esse acolhimento e atendimento no caso das vítimas serem crianças do sexo masculino.
A capacitação reúne, ainda, profissionais do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF e outros profissionais da rede de atenção básica.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM