Escola Ivanira realiza III Mostra da Consciência Negra - 20/11/2018
A Escola Ivanira Paizinho encerrou nesta quinta-feira (22) a III Mostra da Consciência Negra, que teve como tema "Valorizando a cultura negra no universo escolar". O objetivo é incentivar o respeito e a valorização da cultura negra introduzida em nosso país.
A Mostra aconteceu do dia 20 ao 22 e representou a culminância do projeto ministrado em sala de aula em várias diciplinas como História, Ensino Religioso, Artes, Educação Física, Português e Ciências. Além disso, o evento é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Durante a abertura ocorreu o cortejo dos Ritmos-afrobrasileiros, no dia 21 além do recital do poema "Me chamaram de negro" ocorreu o momento de Mesa Redonda com o tema "Viver e ser negro na sociedade atual" onde alunos e educadores trataram sobre o assunto.
Já a programação de hoje contou com várias apresentações culturais de dança, entre elas Hip hop, Carimbó, Capoeira, Maculelê. Também aconteceu apresentação de diferentes ritmos afro-brasileiros, brincadeiras africanas, desfile "A beleza Negra" e exposição de máscaras africanas, bonecas Abayomi e outras artes.
De acordo com o diretor da Escola Ivanira, Alcimá Miguel, o evento é muito rico de conhecimentos sobre cultura e costumes dos negros que influenciaram nosso país. A professora de Artes e idealizadora do projeto, Maria Aparecida Santiago, falou da importância da Mostra. "É um momento de diálogo, compreensão, auto-estima e valorização da cultura", afirmou.
Postado Por:
Juliana Grace Nóbrega de Medeiros
Fotografia de:
ASCOM