Programação mostra a força da literatura na escola pública - 14/11/2018
A Escola Municipal Professora Ivanira de Vasconcelos Paizinho, na Cohabinal, reuniu seus alunos no pátio, hoje, 14, para recontar uma história bonita, feliz, simples, mas que mostra a força, beleza e importância histórica e social da literatura.
Essa história começa assim: Há muito tempo atrás, era proibido a qualquer menina usar sapatinhos vermelhos, cor associada ao pecado. Quem os usava, sofria castigos e não tinha um final feliz.
Séculos depois, a história tem um contraponto pelo olhar gracioso da escritora e pesquisadora Tereza Custódio. Sua obra literária infantil "A Vida Colorida de Vitória", celebra o tempo em que qualquer menina está livre para usar sapatinhos vermelhos, de cor vibrante e feliz.
"Esse livro tem uma dimensão histórica que perpassa os séculos contrapondo narrativas. Ele é bilingue porque as escolas estão impregnadas desta necessidade de introduzir cada vez mais cedo, um pouco mais do vocabulário da Língua Inglesa. As crianças têm essa necessidade o tempo todo hoje em dia", disse a escritora Tereza Custódio.
A história de Vitória é inspirada na neta da escritora. Por meio da narrativa, a personagem se deslumbra com a descoberta das cores, em suas perspectivas de encantamento. Vêm então as sereias douradas, o sol radiante, as nuvens prateadas, sonhos verdes e muitas construções que conduzem as crianças em um sonho literário mágico e colorido.
Vitória de Oliveira, aluna do 2º Ano A, tem o mesmo nome da personagem da obra de Tereza Custódio. A aluna diz ter amado a leitura. "Gostei de todas as cores. Para mim, a mais especial é a cor de rosa", disse.
Tereza Custódio passou a se dedicar mais à escrita de livros desde que se aposentou da função de professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. De lá para cá, diversificou sua obra, que também conta um romance publicado inicialmente em Portugal e que ganhou dois prêmios no Brasil. "O Bálsamo" é uma história sobre a longevidade, o envelhecer.
"É um prazer receber a escritora Tereza Custódio e tocar a emoção e a inteligência dos alunos com a obra "A Vida Colorida de Vitória". Parabéns a todos pelo evento e à mediadora de leitura Anízia Gomes pela condução da programação com música, literatura, dramatização e poesia", encerrou Alcimá Miguel, gestor da Escola Ivanira Paizinho.
Postado Por:
Aldo Peixoto Junior
Fotografia de:
ASCOM