Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Semana teve diálogos na escola sobre violência sexual infanto-juvenil - 08/11/2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC já está quase encerrando, neste ano, o seu cronograma de trabalhos voltados à prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil, executado com apoio do seu núcleo psicossocial. 

Nesta semana, o alvo das ações foi a Escola Municipal Cícero de Souza Melo, em Santa Tereza. Fechando as atividades no ano, o trabalho preventivo será realizado no dia 05 de dezembro, na Escola Municipal Professora Ivanira de Vasconcelos Paizinho, na Cohabinal.

"Apesar da violência sexual contra crianças e adolescentes ser um tema muito delicado, não podemos nos esquivar de conduzi-lo de forma clara, sem causar medo, usando uma comunicação apropriada que favoreça o cuidado, o alerta e a prevenção ao problema, com apoio e debate junto às famílias e à sociedade", disse a Secretária da SEMEC, Ana Lúcia Maciel. 

"Esse projeto tem tido uma relevância muito grande em nossas escolas. O envolvimento das crianças e o interesse dos profissionais envolvidos é contagiante. Com esse trabalho, percorremos os bairros de Nova Parnamirim, Emaús, Nova Esperança, Vale do Sol e Rosa dos Ventos, sendo recebidos de braços abertos", disse Elisângela Fonseca, Coordenadora do Núcleo Psicossocial da SEMEC.

A primeira ação, das sete previstas no cronograma, aconteceu em 6 de junho, em alusão ao dia 18 de maio, Dia de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante o projeto, as crianças assistem ao filme "Pipo e Fifi", direcionado para alunos do 1° ao 3° anos e  "O Segredo", para alunos dos 4° e 5° anos. Ambos promovem a ideia de que ninguém pode tocar o corpo da criança e nem machucá-lo dizendo que isso é carinho em segredo. "O aluno aprende que tem partes de seu corpo que são íntimas e que criança não namora, que namorar não é brincadeira", concluiu a Coordenadora do Núcleo Psicossocial da SEMEC, Elisângela Fonseca.


 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+