Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Confederação Nacional dos Municípios destaca projeto Rio de Leitura - 09/11/2018

Nesta semana, a Confederação Nacional dos Municípios - CNM, destacou em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, uma boa prática de gestão municipal que, de acordo com a entidade, serve de exemplo para os demais municípios do Nordeste. Trata-se do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura", que incentiva o prazer de ler a partir da escola pública. 

A CNM quis destacar o projeto em função de duas datas especiais, o Dia Nacional da Cultura e o Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorados na última segunda-feira, 5.

O Rio de Leitura é promovido pela Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, com apoio do  Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE e o Instituto C&A.

Sobre a gestão pública em Parnamirim, a CNM destacou que o município instituiu a Política Municipal de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas, por meio da Lei 1.563/2011 e com isso, estabeleceu a participação do poder público municipal na formação de leitores nas escolas.

 

SOBRE O RIO DE LEITURA

Fluindo desde 2010 junto a todas as escolas públicas municipais de ensino fundamental, o Rio de Leitura fomenta o trabalho de mediadores de leitura que atuam de modo articulado em 45 bibliotecas escolares e na Biblioteca Pública Municipal Professor Rômulo Wanderley.

A formação de leitores e o gosto pela literatura é fortalecido por meio de saraus, atos literários, intercâmbio com escritores e editores, feiras literárias e outras atividades com a comunidade escolar.
Francilene Nunes, mediadora de leitura na Escola Municipal Profª. Íris de Almeida, em Monte Castelo, diz que tem cada encontro com o Rio de Leitura promove um aprendizado, um livro novo, uma referência literária, uma partilha de experiência e a aproximação com grandes nomes da literatura nacional e internacional. 

A mediadora Francilene diz que fica feliz com os resultados comprovados em  situações reais de aprendizagem expressa dos alunos.

A Área Técnica de Cultura da CNM destacou e divulgou em seu portal, o Rio de Leitura pelo seu trabalho com a transversalidade da Cultura, impactando, positivamente, outro setor de política pública em Parnamirim, o da educação, considerando que iniciativas de fomento à leitura conferem uma maior familiaridade e domínio da língua falada e escrita, o que dá maior subsídio para a reflexão, expressão e autonomia para a vida.
 


Postado Por: Aldo Peixoto Junior
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+